Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Com contrato no fim na Itália, Alex Sandro vira alvo de times brasileiros

Titular da seleção brasileira que disputou a Copa do Qatar-2022, o lateral esquerdo Alex Sandro pode se transformar em um reforço de peso para o futebol pentacampeão mundial no próximo ano.

Cada vez menos utilizado na Juventus e fora dos planos do clube para as temporadas seguintes, o jogador de 32 anos tem contrato até junho de 2024 e não deve permanecer na Itália depois disso.

Cientes desse cenário, alguns dos principais times brasileiros, em especial Flamengo e Santos, vêm monitorando a situação de Alex Sandro de olho na possibilidade de uma transferência sem necessidade de pagamento de indenização no meio do próximo ano ou mesmo uma liberação antecipada já na janela de janeiro.

Em baixa na Juventus

Dono inquestionável da lateral esquerda da Juve até o começo da temporada passada, o brasileiro passou a ser utilizado como zagueiro pelo técnico Massimiliano Allegri a partir de outubro de 2022 e, desde então, perdeu o posto de intocável no time titular.

Alex Sandro não disputa uma partida oficial há praticamente três meses. O veterano sofreu uma lesão muscular em setembro, da qual ainda não se recuperou totalmente. Mesmo antes da contusão, no entanto, já vinha de duas partidas consecutivas sem sequer sair do banco de reservas.

A perda de importância dentro do elenco transformou o brasileiro em um alvo fácil para a política de rejuvenescimento do grupo de jogadores que a Juventus vem implantando desde a última temporada.

Atualmente, Alex Sandro é o terceiro atleta mais velho sob contrato com a "Velha Senhora" (os goleiros Carlo Pinsoglio e Wojciech Szczesny têm 33 anos) e também o que mais vestiu a camisa bianconera (311 partidas oficiais).

Quem está interessado?

Santos e Flamengo são os clubes brasileiros que mais têm se movimentado para tentar repatriar Alex Sandro.

Continua após a publicidade

A equipe paulista, a última que o lateral defendeu no país antes de se transferir para a Europa, em 2011, já tem interesse de longa data no jogador. Em janeiro passado e também na última janela de meio de ano, conversou com o estafe do jogador, mas não conseguiu convencê-lo a deixar a Itália.

Já o Flamengo tem R$ 200 milhões de orçamento separado para gastar com reforços para o próximo ano. Parte desse dinheiro pode ser utilizado para contar com o lateral, que era titular da seleção na reta final da "era Tite", hoje treinador da equipe rubro-negra.

O Athletico-PR, outro time que Alex Sandro defendeu no Brasil, também tem sido apontado como candidato a recepcioná-lo nessa possível volta ao país. No entanto, pelo menos por enquanto, corre por fora na disputa.

Briga pelo scudetto

Depois de três temporadas consecutivas em que ficou distante da briga pelo título do Campeonato Italiano, a Juventus parece ter recuperado o fôlego e tem se mostrado como principal ameaça à Inter de Milão em 2023/24.

O time de Alex Sandro vem de cinco vitórias consecutivas na Série A e está encostado nos atuais vice-campeões europeus. Após 12 rodadas, somente dois pontos separam o líder do vice-líder da competição.

Continua após a publicidade

E, neste fim de semana, a primeira posição pode trocar de dono dependendo do resultado do confronto direto entre os arquirrivais. Juventus e Inter se enfrentam domingo, em Turim.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes