Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que Palmeiras e Flamengo rejeitaram Zalazar, alvo de São Paulo e Vasco?

Meia uruguaio Rodrigo Zalazar foi oferecido a pelo menos 5 clubes brasileiros - Getty Images
Meia uruguaio Rodrigo Zalazar foi oferecido a pelo menos 5 clubes brasileiros Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

30/06/2023 04h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Possível reforço do São Paulo para a sequência da temporada, o meia uruguaio Rodrigo Zalazar foi oferecido primeiro a Palmeiras e Flamengo.

Camisa 10 do Schalke 04 na recém-encerrada campanha que terminou com o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Alemão, o jogador não interessou aos dois clubes mais poderosos do futebol brasileiro na atualidade.

Além do São Paulo, Internacional e Vasco também compraram a ideia dos empresários de Zalazar e agora buscam uma forma de contratá-lo. A expectativa é que uma proposta na casa de 3 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões) deva ser suficiente para fechar negócio.

O que aconteceu?

O estafe de Zalazar deseja tirá-lo do Schalke por considerar que a segunda divisão germânica não é a melhor vitrine para um jogador que deseja se firmar na seleção uruguaia.

Os três primeiros clubes aos quais o meia foi oferecido foram Palmeiras, Flamengo e Inter. Desses, apenas o gaúcho manifestou algum interesse pelo camisa 10.

O Palmeiras alegou que não deseja contratar nesta janela de transferências um reforço com as características de Zalazar.

Já o Flamengo até busca um novo meia armador para o seu elenco, mas não quer uma aposta. Sua intenção é buscar um jogador mais pronto, como Nicolás de la Cruz (River Plate) ou Claudinho (Zenit São Petersburgo).

Com duas negativas nas mãos e sem muita evolução nas conversas com o Inter, os administradores da carreira de Zalazar fizeram uma nova investida e o ofereceram para Vasco e São Paulo.

Os dois times se interessaram pelo jogador e agora tentam convencer o Schalke a liberá-lo por empréstimo de um ano com obrigatoriedade de compra ao término do contrato. Os alemães preferem ver o dinheiro agora.

Quem é Zalazar?

Apesar da cidadania uruguaia, o meia nasceu na Espanha e nunca atuou em nenhum clube da América do Sul.

Zalazar começou a carreira nas categorias de base do Albacete e também passou pelas equipes inferiores de San Félix e Málaga. Em 2019, ele se mudou para a Alemanha e foi jogar no Eintracht Frankfurt, clube no qual se profissionalizou.

O uruguaio ainda foi cedido a Korona Kielce (Polônia) e St. Pauli. Ele chegou ao Schalke 04 em 2021, também por empréstimo. Uma temporada mais tarde, teve seus direitos econômicos comprados por 1,5 milhão de euros (R$ 7,8 milhões).

Em 2022/23, foi titular em 17 das 34 rodadas do Alemão. Mesmo assim, só conseguiu marcar um gol. Por outro lado, foi o jogador do seu time com mais assistências (seis).

Apesar de jogar preferencialmente logo atrás do centroavante, como um legítimo camisa 10, Zalazar também pode fazer a função de meia-atacante pelos dois lados do campo ou quebrar o galho como segundo volante.

Ele estreou na seleção adulta do Uruguai na última Data Fifa e balançou as redes duas vezes na goleada por 4 a 1 no amistoso contra a Nicarágua.