Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Arthur Cabral se transformou no recordista de gols de torneio europeu

Arthur Cabral é o maior artilheiro da história da Conference League, com 12 gols - Divulgação
Arthur Cabral é o maior artilheiro da história da Conference League, com 12 gols Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Arthur Cabral ainda não realizou o sonho de jogar em dos clubes mais poderosos do futebol mundial nem o de estrear com a camisa da seleção brasileira principal. Mesmo assim, já pode se orgulhar de um feito raro: o de ser o maior artilheiro da história de uma competição interclubes da Europa.

Na soma das duas edições já realizadas do torneio, ninguém balançou mais as redes do que o camisa 9 da Fiorentina, que visita o Basel, a partir das 16h (de Brasília), em busca da vaga para a decisão desta temporada.

O centroavante já acumulou 12 gols na competição (cinco na temporada passada e sete na atual), dois a mais do que o nigeriano Cyriel Dessers, hoje na Cremonese, que marcou dez vezes pelo Feyenoord na edição de estreia e foi o primeiro artilheiro da Conference.

Curiosamente, os cinco primeiros tentos de Arthur Cabral no torneio europeu foram feitos quando ele defendia justamente seu adversário na semifinal desta tarde. Em 2021/22, o brasileiro era o grande nome do Basel até se transferir para a Fiorentina, na janela de janeiro.

Já na atual temporada, o atacante de 25 anos ocupa o topo da artilharia da Conference. Dos sete gols anotados na campanha da Viola, seis foram feitos depois que o torneio entrou na fase dos mata-matas decisivos.

Arthur Cabral foi o grande nome da segunda fase da competição, contra o Braga (fez três dos sete gols), balançou uma vez as redes contra Sivasspor (oitavas) e Lech Poznan (quartas) e também deixou sua marca no jogo de ida contra o Basel.

O "Cristiano Ronaldo da Conference" se dá tão bem nessa competição que, na atual temporada, marcou o mesmo número de gols nela e no Campeonato Italiano, sendo que na liga nacional disputou 15 partidas a mais.

Foi o torneio europeu, aliás, que ajudou a consolidar o centroavante brasileiro na equipe titular da Fiorentina. Durante a primeira metade da temporada, ele se revezava bastante com o sérvio Luka Jovic (ex-Real Madrid) como escolhido para ser o comandante do ataque viola.

Depois que começou a meter um gol atrás do outro na Conference, essa disputa meio que foi encerrada, e o camisa 9 passou a ser escalado quase sempre.

Vivendo um grande momento, Arthur Cabral sonha agora com o título do torneio do qual já está se tornando rei e também com a chance de defender a seleção. Em 2021, ele chegou a ser convocado para uma partida contra a Venezuela, pelas eliminatórias da Copa do Mundo, mas passou o tempo inteiro no banco e não foi aproveitado.

A Conference League é a caçulinha das competições interclubes da Uefa e reúne as melhores equipes que não conseguiram se classificar nem para a Liga dos Campeões e nem para a Liga Europa. Sua primeira campeã foi a Roma, que na temporada passada derrotou o Feyenoord na decisão.

Para ter a chance de manter esse princípio de hegemonia do futebol italiano no torneio, a Fiorentina terá de bater o Basel, na Suíça, por pelo menos dois gols de diferença, uma vez que foi surpreendida em casa com uma derrota por 2 a 1. Se ganhar por vantagem mínima, o confronto se estenderá para prorrogação e, caso necessário, para a disputa de pênaltis.

Curiosamente, a outra partida da semifinal também terminou com esse mesmo placar. Por isso, o West Ham, da Inglaterra, vai à Holanda medir forças com o AZ Alkmaar com a vantagem de um empate para ir para a decisão.

A final da Conference será disputada em 7 de junho, na Fortuna Arena, em Praga (República Tcheca). Três dias depois, será a vez da Champions definir seu vencedor da temporada (Manchester City ou Inter de Milão), no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia).