Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é o brasileiro que, mesmo na reserva, pode fazer história no Napoli?

Juan Jesus é zagueiro do Napoli e está há 11 temporadas no futebol italiano - Divulgação
Juan Jesus é zagueiro do Napoli e está há 11 temporadas no futebol italiano Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

14/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Juan Jesus teve proposta do Atlético-MG, foi sondado pelo Fluminense e viu seus empresários conversarem com pelo menos outros dois clubes brasileiros na janela de transferências de janeiro.

Mas, apesar de ser reserva do Napoli e de só neste fim de semana ter completado dez partidas disputadas na temporada, o zagueiro de 31 anos fez questão de recusar todas as oportunidades de ir embora da Itália ainda no primeiro semestre.

É o que defensor brasileiro sabe que está a poucos passos de fazer história no Calcio.

Caso passe pelo Eintracht Frankfurt, amanhã, nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa (já venceu o jogo de ida, na Alemanha, por 2 a 0), o Napoli conseguirá algo que jamais fez antes no principal torneio interclubes de futebol do planeta. E esse tende a ser só o primeiro capítulo de um feito ainda maior.

É que o time dirigido por Luciano Spalletti já está contando os dias para encerrar um jejum que já dura mais de 30 anos e ser campeão italiano pela primeira vez sem Diego Maradona (ídolo máximo do clube, que venceu o Calcio somente duas vezes, em 1987 e 1990). A diferença para a vice-líder Inter de Milão já é de 18 pontos.

Apesar de ter uma participação diminuta na campanha (é o reserva imediato dos titulares Min-jae Kim e Amir Rrhamani), Jesus vive nesta temporada a oportunidade que tanto esperava de obter o título nacional do país onde construiu praticamente toda a sua carreira.

Revelado nas categorias de base do Internacional, o zagueiro fez parte do elenco campeão da Libertadores-2010 (era reserva) e foi negociado com a Inter de Milão dois anos mais tarde.

Quando chegou à Itália, aos 21 anos, Jesus parecia que seria um daqueles jogadores de vida longa na seleção. Mas não foi o que aconteceu. Ele até vestiu quatro vezes a amarelinha, mas sua última convocação já completou aniversário de uma década.

No total, Jesus passou três temporadas em Milão. Na quarta, foi emprestado para a Roma, que comprou seus direitos econômicos na sequência. Em 2021, já em trajetória descendente na capital italiana, foi liberado para assinar sem custos com o Napoli.

Como é reserva no líder do Italiano e tem contrato só até o fim da temporada, o defensor ainda não sabe como será o seu futuro. Voltar ao Brasil no segundo semestre é uma hipótese real, mas há também a chance de seu atual clube acionar a cláusula de extensão de vínculo e mantê-lo no elenco até 2024.

Napoli x Eintracht Frankfurt é um raro confronto das oitavas desta edição da Champions que coloca frente a frente duas equipes que ainda não venceram a competição (o outro é Manchester City x RB Leipzig, que se enfrentam hoje).

Os italianos nunca conseguiram ir além da fase onde se encontram hoje, nem mesmo nos tempos de Maradona, e têm como maior feito continental o título da Copa da Uefa (versão antiga da Liga Europa), em 1989.

Já a equipe germânica, que curiosamente é a atual campeã da Liga Europa, tem um pouco mais de tradição na Champions e até foi finalista lá no comecinho da história da competição. Em 1960, foi derrotada pelo Real Madrid no jogo do título.

Os quatro times que venceram na primeira leva de mata-matas decisivos desta temporada e que, com isso, asseguraram classificação para as quartas já têm réplicas da Orelhuda em suas salas de troféu: Chelsea, Benfica, Bayern de Munique e Milan.

O sucessor do Real do posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.

Oitavas de final da Champions - jogos de volta

07/03 - Chelsea 2 x 0 Borussia Dortmund, em Londres (0 a 1 na ida)
07/03 - Benfica 5 x 1 Brugge, em Lisboa (2 a 0 na ida)
08/03 - Bayern de Munique 2 x 0 PSG, em Munique (1 a 0 na ida)
08/03 - Tottenham 0 x 0 Milan, em Londres (0 a 1 na ida)
Hoje, às 17h - Porto x Inter de Milão, no Porto (0 a 1 na ida)
Hoje, às 17h - Manchester City x RB Leipzig, em Manchester (1 a 1 na ida)
15/03, às 17h - Napoli x Eintracht Frankfurt, em Nápoles (2 a 0 na ida)
15/03, às 17h - Real Madrid x Liverpool, em Madri (5 a 2 na ida)