Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Futuro de CR7 é a maior incógnita de 1ª convocação pós-Copa de Portugal

Com 118 gols, Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da história do futebol de seleções - Harry Langer/Getty
Com 118 gols, Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da história do futebol de seleções Imagem: Harry Langer/Getty

Colunista do UOL

13/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico Roberto Martínez tem uma bomba enorme para desarmar já na sua primeira convocação à frente da seleção portuguesa, nesta sexta-feira.

A grande dúvida a respeito da lista de jogadores relacionados para as partidas contra Liechtenstein e Luxemburgo, ainda neste mês, válidas pelas duas primeiras rodadas das eliminatórias da Eurocopa-2024, diz respeito à presença de Cristiano Ronaldo.

O centroavante já tem 38 anos e, por causa da idade elevada, provavelmente não terá condições físicas de fazer parte da seleção durante todo o novo ciclo que está se iniciando agora e será concluído na Copa do Mundo-2026.

Além disso, CR7 saiu um tanto quanto queimado do Qatar-2022. Com atuações bem abaixo do esperado, o jogador perdeu a posição durante a competição e se desentendeu com o então treinador de Portugal, Fernando Santos, por ter saído do time titular.

Por outro lado, não é fácil para Martínez, que dirigiu a Bélgica de 2016 até o ano passado. simplesmente sacar da convocação, por decisão própria, o maior artilheiro da história das seleções (118 gols) e um cara que alavancou seu país à prateleira de cima do futebol mundial.

Também joga em favor de Ronaldo o fato de, após um semestre cheio de decepções e com poucos minutos em campo no Manchester United, ele ter reencontrado o caminho do gol desde a transferência para o Al-Nassr.

Ainda que esteja atuando em uma liga nacional de nível técnico mais baixo do que estava acostumado nos tempos em que atuava no primeiro escalão europeu, o camisa 7 mais famoso do planeta tem uma ótima média de uma bola na rede por partida na Arábia Saudita.

Em oito jogos pelo Al-Nassr, o craque português fez oito gols. E, para ajudar, já protagonizou duas atuações de gala: anotou um hat-trick contra o Damac e marcou quatro vezes sobre o Al-Wehda.

Ainda em janeiro, logo que foi anunciado como sucessor de Fernando Santos no comando de Portugal, Martínez viajou ao Oriente Médio e conversou pessoalmente com CR7. Na conversa, o craque afirmou que não planejava se aposentar da seleção e que estava à disposição do treinador.

Cobrado tanto pelos fãs de Ronaldo (que não conseguem imaginar Portugal sem o astro) quanto pelos críticos ao atacante (que exigem um processo imediato de renovação na equipe lusa), o técnico espanhol já deu dicas que não pretende fazer uma revolução de imediato no grupo de jogadores que iniciará seu trabalho a partir da base que foi ao último Mundial.

Resta saber se as mudanças pontuais que Martínez planeja fazer incluem (ou não) o adeus a CR7.

"As decisões de futebol são tomadas em campo, não no escritório. Quero conhecer todos os jogadores, ter contato com eles. Nosso ponto de partida são os 26 jogadores que estiveram na Copa, e Cristiano faz parte dessa lista. Ele está na seleção há 19 anos e merece respeito", disse, logo em sua primeira entrevista coletiva após ser contratado.

Vencedor da Euro em 2016, Portugal está no Grupo J das eliminatórias. Além de Liechtenstein e Luxemburgo, seus adversários nesta Data Fifa, os lusos também enfrentarão Bósnia, Islândia e Eslováquia em busca das duas vagas concedidas por chave na competição continental.

A próxima edição do torneio que reúne as 24 melhores seleções do Velho Continente será disputada entre os dias 14 de junho e 14 de julho do ano que vem, em dez estádios da Alemanha. A Itália é a atual campeã e defenderá o título conquistado em 2020.