Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Espelho para Endrick, Haaland não fez gol no 1º ano como profissional

Endrick ainda não fez gol em 2023, mas balançou as redes no ano passado - MARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Endrick ainda não fez gol em 2023, mas balançou as redes no ano passado Imagem: MARCELLO ZAMBRANA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

19/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Maior revelação das categorias de base do Palmeiras e já vendido por 72 milhões de euros (quase R$ 400 milhões) para o Real Madrid em um negócio que só será completado daqui um ano e meio, Endrick ainda não balançou as redes em 2023.

Em sua primeira temporada completa como profissional, o adolescente de 16 anos passou em branco nas nove partidas que disputou até o momento. A seca já é suficiente para que muita gente, nas redes sociais, especialmente, torcedores rivais, decrete que o atacante "não é tudo isso" e não passa de um produto de marketing.

Só que Endrick tem um belo exemplo para se inspirar e mostrar que ainda é cedo demais para qualquer tipo de conclusão definitiva sobre o seu real potencial e até onde ele será capaz de chegar.

O norueguês Erling Haaland, astro do Manchester City, artilheiro do Campeonato Inglês, líder da Chuteira de Ouro e dono de uma absurda média superior a um gol por partida na Liga dos Campeões da Europa (soma 28 tentos em 23 apresentações no torneio), também passou por problema semelhante lá no começo da carreira.

Assim como Endrick, o goleador máximo do Velho Continente em 2022/23 estreou cedo no futebol dos adultos. Sua primeira partida na equipe principal do Bryne, então na segunda divisão norueguesa, foi disputada quando ele tinha apenas 15 anos, nove meses e 21 dias.

E durante toda a temporada de estreia, que durou 16 jogos, Haaland não marcou sequer um gol.

O curioso é que, mesmo pela seleção norueguesa sub-16, o centroavante foi incapaz de balançar as redes em 2016, o ano em que se tornou "adulto" no mundo do futebol. Com a equipe nacional, foram mais seis partidas sem deixar sua marca.

Haaland só foi anotar seu primeiro gol como profissional (desconsiderando jogos por times B) em sua 17ª partida, depois de já ter trocado de clube e na estreia pelo Molde, na primeira divisão norueguesa, em abril de 2017.

Mesmo com o jejum atual, Endrick não precisou esperar tanto assim para visitar as redes. A promessa do Palmeiras inaugurou sua conta no futebol dos adultos já na quarta partida que disputou no time de cima, em outubro passado.

Antes de parar de fazer gols e começar a receber as primeiras críticas, o jovem atacante marcou três vezes (duas contra o Athletico-PR e uma frente ao Fortaleza) em sete apresentações na reta final do Brasileiro-2022.

Apesar da seca de Endrick, o Palmeiras é o dono da melhor campanha da primeira fase do Campeonato Paulista. A equipe de Abel Ferreira lidera o Grupo D e somou 21 pontos nas nove rodadas disputadas até o momento, quatro a mais que o São Paulo, segundo na classificação geral.

Os alviverdes ainda estão invictos em 2023 (sete vitórias e três empates) e até já conquistaram um título neste comecinho de temporada, a Supercopa do Brasil, com um celebrado triunfo por 4 a 3 sobre o Flamengo.

Após um fim de semana livre por conta do Carnaval, o atual campeão brasileiro volta a campo na Quarta-feira de Cinzas, contra o Red Bull Bragantino, no Allianz Parque, em uma nova tentativa para Endrick desabrochar como artilheiro no ano.