Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A janela fechou, mas esses 7 jogadores famosos continuam desempregados

Cinco vezes vencedor da Champions pelo Real Madrid, Isco está livre no mercado - Getty Images
Cinco vezes vencedor da Champions pelo Real Madrid, Isco está livre no mercado Imagem: Getty Images

02/02/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de janeiro dos principais campeonatos nacionais da Europa, como Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Francês, está fechada. O período de contratação para a segunda metade da temporada 2022/23 terminou na noite de terça-feira (31).

Mas, para a sorte de vários atletas conhecidos, que já passaram por grandes clubes, vestiram a camisa de suas seleções e conquistaram títulos importantes ao longo da carreira, há uma brecha que permite a chegada de reforços que estejam sem contrato mesmo nesse período pós-Mercado da Bola.

O "Blog do Rafael Reis" traz abaixo sete jogadores importantes que podem se beneficiar dessa regra. Afinal, a janela de transferências pode até ter chegado ao fim, só que eles continuam desempregados.

ISCO
Meia-atacante
30 anos
Espanhol

Isco com a camisa 22 durante apresentação no Sevilla, da Espanha - Divulgação Sevilla - Divulgação Sevilla
Imagem: Divulgação Sevilla

Tratado como uma das grandes revelações espanholas da década passada, o meia-atacante não alcançou todo o potencial que se esperava dele. Caso contrário, não teria ficado esquecido no banco de reservas do Real Madrid (disputou apenas 17 partidas na temporada passada) e saído gratuitamente com o fim do seu contrato. Também não teria dado tão errado no Sevilla, clube que defendeu entre agosto e dezembro. Durante o período em que a janela estava aberta, Isco negociou com o Union Berlim. No entanto, o vice-líder do Campeonato Alemão não conseguiu chegar a um acordo financeiro com o espanhol, que preferiu continuar "disponível no mercado" a ganhar menos do que julga que merece.

SANTIAGO ARIAS
Lateral-direito
31 anos
Colombiano

Santiago Arias (Atlético de Madri) - AFP - AFP
Imagem: AFP

Jogador da seleção colombiana durante sete anos, viveu uma ótima fase no PSV Eindhoven e até foi campeão da Supercopa da Europa pelo Atlético de Madri. Após empréstimos fracassados para Bayer Leverkusen e Granada nas duas últimas temporadas, Arias teve o contrato rescindido pelo Atleti em agosto. Seis meses já se passaram desde então, e o lateral continua sem encontrar um novo clube para dar continuidade à carreira. Nas últimas semanas, ele chegou a ser apontado como possível reforço do Atlético-MG. No entanto, seu futuro mais provável é uma mudança para o futebol dos Estados Unidos (o FC Cincinnati tem interesse em contratá-lo).

ARTEM DZYUBA
Atacante
34 anos
Russo

Artem Dzyuba é capitão, artilheiro e principal nome da seleção da Rússia - Reuters - Reuters
Imagem: Reuters

Maior artilheiro da história da seleção russa, com 30 gols, o centroavante foi duas vezes goleador da primeira divisão do seu país e é um dos grandes ídolos do Zenit São Petersburgo. Apesar da carreira de sucesso, Dzyuba escolheu construir praticamente toda sua trajetória nos gramados dentro da própria Rússia. Foi só em agosto passado, já veterano, que o grandalhão resolveu se aventurar fora das suas habituais fronteiras. Só que a experiência no Adama Demirspor, da Turquia, foi traumática. Dyzuba disputou apenas cinco partidas pelo clube e teve o contrato rescindido menos de três meses depois da transferência.

SIME VRSALJKO
Lateral-direito
31 anos
Croata

Sime Vrsaljko lamenta após derrota da Croácia para a França na final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Vice-campeão da Copa do Mundo de 2018 com a seleção croata e com passagens por Atlético de Madri e Inter de Milão, o lateral parecia que teria vida longa no primeiro escalão do futebol europeu. Mas o excesso de problemas físicos foi minando a evolução de Vrsaljko. Em uma última tentativa para recuperar ritmo, voltar a ser convocado e ir para o Qatar-2022, o jogador se transferiu para o Olympiakos no começo da temporada. Só que o plano não deu o resultado que ele queria. Sem conseguir uma sequência de jogos relevante por causa das várias lesões que têm acumulado, o lateral ficou fora da seleção e teve o contrato rescindido pelo clube grego na virada do ano.

ANDRÉ AYEW
Meia-atacante
33 anos
Ganês

Andre Ayew, atacante de Gana, desperdiçou uma penalidade na partida contra o Uruguai - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images - Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem: Anadolu Agency/Anadolu Agency via Getty Images

Veterano de três Copas do Mundo e capitão de Gana no torneio do ano passado, o filho mais velho de Abedi Pelé passou o último um ano e meio jogando no Qatar. No domingo, André Ayew chegou a um acordo com a diretoria do Al-Sadd para ter seu contrato encerrado mais cedo por causa de possibilidades de retorno à Europa. Até o fechamento da janela, o meia-atacante não assinou com nenhum clube. No entanto, diferentes veículos da imprensa inglesa apontam que ele pode ser anunciado nos próximos dias como reforço do Everton, que vive uma situação desesperadora na Premier League e corre sério risco de rebaixamento.

RICARDO QUARESMA
Meia-atacante
39 anos
Português

Ricardo Quaresma celebra gol de Portugal contra o Irã - Matthew Childs/Reuters - Matthew Childs/Reuters
Imagem: Matthew Childs/Reuters

Famoso internacionalmente pelos passes e chutes de trivela dados ao longo da carreira, Quaresma fez parte da seleção de Portugal que ganhou a Eurocopa-2016 e também disputou a Copa-2018. No futebol de clubes, passou por Barcelona, Inter de Milão e Chelsea, mas viveu seus momentos de maior brilho vestindo as camisas de Porto e Besiktas. Em 2020, voltou ao território português para defender o Vitória de Guimarães. Apesar de estar parado desde maio passado, quando seu contrato com a equipe alvinegra chegou ao fim, o meia-atacante tem dado várias entrevistas afirmando que ainda não considera que sua carreira tenha chegado ao fim.

HATEM BEN ARFA
Meia-atacante
35 anos
Francês

Pelo PSG, Ben Arfa atuou em 32 partidas e marcou apenas quatro gols  - Stephane Mahe/REUTERS - Stephane Mahe/REUTERS
Imagem: Stephane Mahe/REUTERS

Tecnicamente acima da média, coleciona problemas de comportamento e, por isso, jamais conseguiu explodir como jogador de primeiro escalão. No Paris Saint-Germain, brigou com o treinador e chegou a ficar mais de um ano sem ser utilizado. Depois, teve passagens curtas e igualmente problemáticas por Rennes, Valladolid, Bordeaux e Lille. Com 35 anos, mas ainda sem ter alcançado a maturidade psicológica, a "conta Ben Arfa" tem ficado cada vez mais difícil de fechar. Por isso, mesmo desempregado desde julho, o meia-atacante tem recebido poucas e desinteressantes ofertas para retornar aos gramados.