Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa muda vida de revelação argentina, que valoriza quase 1.000% em 5 meses

Enzo Fernández foi eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo do Qatar - Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Enzo Fernández foi eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

29/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão com a seleção argentina e eleito o melhor jogador jovem da Copa do Mundo do Qatar-2022, o meia Enzo Fernández está prestes a se transformar em um dos melhores investimentos já realizados na história do futebol.

Contratado em julho por 12 milhões de euros (R$ 67,6 milhões), o ex-jogador do River Plate teve uma incrível valorização de 958% em apenas cinco meses.

É que, de acordo com o jornal português "A Bola", o meio-campista de 21 anos tem duas propostas na casa de 127 milhões de euros (R$ 715,3 milhões) para deixar o Benfica já na janela de transferências de janeiro.

Pelo menos três clubes do primeiro escalão do cenário internacional estão interessados no camisa 24 da Argentina.

No Manchester United, a contratação de Enzo é tratada quase como uma "questão de honra" por conta dos vários tiros n'água dados pelo clube no Mercado da Bola nos últimos tempos. Real Madrid e Liverpool também estão na disputa.

Formado nas categorias de base do River, o meia estreou como profissional em um jogo da Libertadores (derrota por 3 a 0 para a LDU, em março de 2020), mas só começou a ser mais utilizado depois de passar uma temporada emprestado ao Defensa y Justicia, com direito à conquista da Copa Sul-Americana.

Na volta ao estádio Monumental de Ñúnez, Enzo rapidamente se firmou como um dos pilares da equipe do técnico Marcello Gallardo e foi fundamental na reta final da campanha do título argentino do ano passado.

Com o sucesso no cenário continental, o jovem logo chamou a atenção do Benfica, que comprou 75% dos seus direitos econômicos.

Em um primeiro momento, a ideia do clube português era permitir que o jogador permanecesse no River até a Copa do Mundo para aumentar suas chances de ir ao Qatar-2022. Só que logo os europeus perceberam que Enzo era bom demais para se abdicar dele.

E essa é uma decisão da qual eles certamente não se arrependeram. Enzo já começou a temporada como titular, balançou as redes nas três primeiras partidas oficiais pelo clube e não saiu mais do time.

Com a Copa, veio a valorização em um ritmo alucinante. Quando foi convocado por Lionel Scaloni para a competição, o meia tinha apenas duas partidas pela seleção no currículo, os amistosos da Data Fifa de setembro.

No Qatar, Enzo foi reserva nas duas primeiras partidas. Mas, depois da grande atuação (com direito a gol) nos 33 minutos finais da vitória sobre o México, na segunda rodada, assumiu a titularidade, consertou o meio-campo albiceleste e se transformou em um dos destaques da campanha do tri.

Além da medalha de campeão mundial, foi premiado com o troféu de melhor jovem do torneio e com a transformação em um dos alvos mais visados e valorizados dos grandes clubes do planeta.

O Benfica é uma das sensações da temporada europeia e ainda não perdeu em 2022/23 (23 vitórias e cinco empates).

No Campeonato Português, faz uma campanha que beira a perfeição e só não venceu um dos 13 jogos que disputou. Com 37 pontos conquistados, já abriu oito de vantagem para o Porto, segundo colocado.

A situação na Champions também é digna dos mais calorosos aplausos. O Benfica conseguiu deixar para trás o poderoso Paris Saint-Germain, do trio formado por Lionel Messi, Kylian Mbappé e Neymar, e foi primeiro colocado do seu grupo.

Nas oitavas de final, a equipe comandada pelo alemão Roger Schmidt terá como adversário o belga Brugge, outra surpresa da etapa classificatória do torneio. A primeira partida está marcada para 15 de fevereiro, e o confronto de volta será jogado no dia 7 de março.