Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Camisa 10 do Japão na Copa já entrou no Guinness por recorde 'nada a ver'

Takumi Minamino veste a camisa 10 do Japão na Copa do Mundo - Divulgação
Takumi Minamino veste a camisa 10 do Japão na Copa do Mundo Imagem: Divulgação

05/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Camisa 10 do Japão na Copa do Mundo e um dos jogadores do país asiático mais conhecidos no cenário internacional, o atacante Takumi Minamino já teve seu nome gravado no Guinness, o livro dos recordes.

Mas a marca histórica batida pelo ex-jogador do Liverpool, adversário da Croácia nas oitavas de final do Qatar-2022, hoje, a partir das 12h (de Brasília), em Al-Wakrah, não tem absolutamente nada a ver com seu desempenho nos campos e, nem mesmo, com o universo do futebol.

Em 2014, quando tinha 19 anos e ainda defendia o Cerezo Ozaka, único clube pelo qual jogou no seu país-natal, o japonês se transformou na pessoa que mais distribuiu "high fives" no período de um minuto.

Para quem não está associando o nome à cena, "high five" é aquele cumprimento em que alguém bate com a mão aberta na palma da mão de outra pessoa.

Pois Minamino colocou 187 pessoas em fila indiana, saiu correndo e, em 60 segundos, conseguiu tocar nas mãos de todas elas. Pronto: ganhou um recorde mundial para chamar de seu e foi eternizado no Guinness.

Quer dizer... mais ou menos eternizado, né? Afinal, o recorde não lhe pertence mais. O japonês já teve sua marca superada por um outro distribuidor de "high fives" menos famoso do que ele.

Apesar de ser o maior artilheiro da seleção japonesa dentre os convocados para a Copa (17 gols em 46 partidas) e de ter sido o protagonista da equipe nas eliminatórias, o hoje jogador do Monaco não tem tido muito destaque na competição.

Minamino não foi escalado como titular em nenhum dos três compromissos nipônicos na primeira fase. Nos dois primeiros, contra Alemanha e Costa Rica, ainda foi acionado nos minutos finais. Na histórica vitória de virada sobre a Espanha, que assegurou o primeiro lugar do grupo, nem isso.

O vencedor do confronto entre Japão e Croácia será o adversário do Brasil (caso passe pela Coreia do Sul, no outro jogo de hoje, às 16h) nas quartas de final.

Os nipônicos jamais conseguiram ficar entre as oito melhores seleções em um Mundial. A melhor campanha do país (nona colocação) foi estabelecida em 2002, quando sediou o torneio, e repetida oito anos mais tarde, na África do Sul.

Já os croatas são os atuais vice-campeões da competição de futebol mais importante do planeta. Eles também foram terceiros colocados na França-1998, em sua estreia como seleção independente, depois que deixou de fazer parte da antiga Iugoslávia.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa -além disso, Alemanha e Uruguai foram eliminados na primeira fase.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - oitavas de final

03/12 - Holanda 3 x 1 Estados Unidos, Internacional Khalifa, em Al-Rayyan
03/12 - Argentina 2 x 1 Austrália, Ahmed bin Ali, em Al-Rayyan
Ontem - França 3 x 1 Polônia, Al-Thumama, em Doha
Ontem - Inglaterra 3 x 0 Senegal, Al-Bayt, Al-Khor
Hoje, às 12h - Japão x Croácia, Al-Janoub, Al-Wakrah
Hoje, às 16h - Brasil x Coreia do Sul, 974, Doha
06/12, às 12h - Marrocos x Espanha, Cidade da Educação, Al-Rayyan
06/12, às 16h - Portugal x Suíça, Nacional de Lusail, Lusail