Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Zagueiro da Coreia adiou casamento com estrela do K-pop por causa da Copa

Yu-min Cho e So-yeon Park vão esperar a Copa do Mundo acabar para fazerem a festa do casamento - Reprodução
Yu-min Cho e So-yeon Park vão esperar a Copa do Mundo acabar para fazerem a festa do casamento Imagem: Reprodução

02/12/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No começo do ano, o zagueiro sul-coreano Yu-min Cho anunciou que estava noivo da cantora e atriz So-yeon Park e revelou que a festa de casamento seria realizado dez meses mais tarde, em novembro.

A cerimônia prometia ser um dos grandes eventos sociais da Coreia do Sul em 2022. Afinal, não é todo dia que um jogador de futebol conhecido e uma estrela do K-pop, ritmo que rompeu as fronteiras da Ásia e se transformou em febre global nos últimos tempos, decidem juntar as escovas de dentes.

O que o capitão do Daejeon Hana Citizen, time do brasileiro Renato Kayzer (ex-Cruzeiro, Athletico-PR e Fortaleza) não imaginava é que ele entraria de última hora nos planos do técnico Paulo Bento e seria convocado para disputar a primeira Copa do Mundo da sua carreira.

E hoje, no lugar de curtir a lua de mel com a esposa, seu projeto original para esta época do ano, Cho tentará ajudar a Coreia do Sul a derrotar Portugal, a partir das 12h (de Brasília), em Al-Rayyan, e avançar para as oitavas de final do Qatar-2022.

Por conta da participação no Mundial, o zagueiro e a ex-integrante do grupo T-ara, em carreira solo desde o ano passado, resolveram adiar a festa de casamento para uma data ainda não revelada ao público.

Antes de Cho viajar para o Qatar, eles foram a um cartório, oficializaram a união e publicaram as imagens nas redes sociais. Mesmo assim, a tão aguardada cerimônia ainda irá acontecer em um futuro próximo.

O defensor Daejeon Hana Citizen, que está com So-yeon (como é conhecida no meio cultural sul-coreano) há três anos, fez parte do elenco sub-23 que foi campeão dos Jogos Asiáticos de 2019, o que o livrou de precisar cumprir o serviço militar obrigatório a todos os homens sul-coreanos.

Ele estreou pela seleção principal em julho e só disputou três partidas pela equipe nacional antes da convocação que o colocou na Copa e adiou seu casamento.

Apesar de ter mudado radicalmente de planos por causa do Mundial, Cho ainda não foi a campo na competição. Ele assistiu do banco de reservas às duas primeiras apresentações da Coreia do Sul: empate por 0 a 0 com o Uruguai e derrota por 3 a 2 para a Gana.

Os resultados deixaram a seleção asiática em situação bem desconfortável dentro do Grupo H. Para evitar a eliminação precoce, não basta apenas derrotar Portugal. É necessário também um resultado favorável no outro jogo da chave, entre Gana e Uruguai -dependendo do saldo de gols, é possível avançar com empate ou vitória sul-americana nesse confronto.

O resultado desse grupo é especialmente importante para o Brasil. Afinal, é dele que sairá o adversário nas oitavas da equipe de Tite, que já obteve a classificação para os mata-matas decisivos com uma rodada de antecipação.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - Grupo H

24/11 - Uruguai 0 x 0 Coreia do Sul, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
24/11 - Portugal 3 x 2 Gana, 974, em Doha
28/11 - Coreia do Sul 2 x 3 Gana, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
28/11 - Portugal 2 x 0 Uruguai, Nacional de Lusail, em Lusail
Hoje, às 12h - Gana x Uruguai, em Al-Janoub, em Al-Wakrah
Hoje, às 12h - Coreia do Sul x Portugal, Cidade da Educação, em Al-Rayyan