Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem são os jogadores de 4ª divisão que vão disputar a Copa do Mundo?

Chris Gunter, lateral de Gales, joga na 4ª divisão do Campeonato Inglês - Getty Images
Chris Gunter, lateral de Gales, joga na 4ª divisão do Campeonato Inglês Imagem: Getty Images

16/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Copa do Mundo é a competição que reúne os maiores jogadores de futebol do planeta. Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Kylian Mbappé, Robert Lewandowski, Karim Benzema. Todos eles estarão em campo a partir deste fim de semana no Qatar-2022.

Mas o torneio mais aguardado do calendário quadrienal do esporte mais popular do planeta não é composto apenas pela elite. Nele há espaço também para atletas pouco acostumados a grandes públicos e à pesada cobertura jornalística.

Dentre os 831 convocados para o Mundial (o Irã optou por chamar apenas 25, e não 26, limite imposto pelo regulamento), há 45 jogadores que atualmente defendem clubes que nem disputam campeonatos de primeira divisão.

A maioria deles (41) atua em "segundonas" de países como Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra, as ligas nacionais mais fortes da atualidade. Há ainda dois convocados que jogam em torneios de terceiro escalão.

E existem também dois jogadores que fizeram a "pré-temporada" para o mais prestigiado campeonato de futebol do mundo participando de competições de quarta divisão, equivalentes à Serie D do Brasileirão.

Curiosamente, os dois atletas que vivem essa atípica situação atuam na mesma seleção, Gales, que volta a disputar um Mundial depois de mais de 60 anos (esteve em 1958 e só agora conseguiu novamente a classificação).

O lateral Chris Gunter joga no AFC Wimbledon, 15º colocado na League 2, a quarta divisão da Inglaterra. O defensor de 33 anos e mais de 100 jogos pela seleção atualmente está longe dos primeiros escalões, mas já atuou no Tottenham lá no começo da carreira e disputou uma temporada da Premier League pelo Reading.

O meia Jonny Williams também já passou pela badalada elite inglesa. Entre 2013 e 2019, ele foi contratado do Crystal Palace (ainda que só tenha feito 12 partidas pela competição). Mas, desde o ano passado, ele dá expediente na "Série D", pelo Swindon Town.

Com uma liga que é inexpressiva até mesmo dentro do próprio país e clubes que atuam nas divisões inferiores do sistema inglês de futebol, Gales tem quase metade dos seus convocados (12) atuando fora da elite.

Em compensação, 17 das 32 seleções participantes do Mundial contam com elencos formados exclusivamente por jogadores em atividade em competições de primeira divisão. O Brasil é uma delas, assim como os também favoritos Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Portugal e França.

A estreia de Gales está marcada para a próxima segunda-feira, contra os Estados Unidos, no estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan. Irã e Inglaterra serão os outros adversários de Gareth Bale e cia. dentro do Grupo B.

A Copa do Mundo do Qatar-2022 será a primeira disputada no Oriente Médio e contará com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e será baixa.

O torneio será disputado fora do seu período habitual por causa do calor que faz no país-sede no meio do ano, o auge do verão no Hemisfério Norte. Por isso, começará no domingo (dia 20) e tem a final agendada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

O Esquenta da Copa conta como foi o dia de treino da seleção brasileira, amistosos, goleada da Argentina e mais notícias. Assista: