Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para algoritmos, Neymar já está de volta à briga por melhor do mundo

Neymar celebra gol marcado pelo PSG no jogo contra o Olympique de Marselha, válido pelo Campeonato Francês - Stephane Mahe/Reuters
Neymar celebra gol marcado pelo PSG no jogo contra o Olympique de Marselha, válido pelo Campeonato Francês Imagem: Stephane Mahe/Reuters

21/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de não figurar nem mesmo entre os 30 primeiros colocados da Bola de Ouro relativa ao desempenho dos jogadores na temporada passada, Neymar está de volta à disputa pelo posto de melhor do mundo.

Pelo menos, é essa a avaliação feita pela inteligência artificial do "WhoScored?", site cujos algoritmos transformam as estatísticas do jogo em notas que avaliam a performance dos atletas nas principais competições de futebol do planeta.

De acordo com os robôs da plataforma, o camisa 10 do Paris Saint-Germain merece média 7,92 por suas atuações ao longo dos primeiros três meses da temporada e é o terceiro melhor jogador de 2022/23.

Ainda segundo os algoritmos, somente o argentino Lionel Messi (8,74), seu companheiro no PSG, e o norueguês Erling Haaland (8,16), artilheiro do Campeonato Inglês pelo Manchester City, possuem notas mais altas que a dele.

A média atual de Neymar é a mais alta das últimas três temporadas. Em 2020/21, ele ficou com rendimento médio de 7,69. Na edição seguinte, a marca caiu mais um pouquinho e foi para 7,65.

Mesmo assim, o jogador mais caro da história do futebol ainda está longe dos melhores números da sua carreira. Em 2017/18, seu primeiro ano depois da transferência para o PSG, a avaliação feita pelo "WhoScored" sobre o desempenho do brasileiro alcançou a nota 8,95.

Na atual temporada, Neymar deixou de ser um desfalque frequente e participou de todos os 16 compromissos da equipe parisiense. O camisa 10 divide com Mbappé o posto de jogador do elenco com mais gols em 2022/23 (12) e é o que mais distribuiu assistências (nove).

Neymar, que nunca foi artilheiro de uma liga nacional desde que chegou à Europa, lidera também a classificação de goleadores do Campeonato Francês, com nove bolas empurradas para as redes adversárias.

A subida de desempenho do astro às vésperas da Copa do Mundo-2022 tem sido celebrada nas redes sociais pelos torcedores brasileiros, que esperam que o bom momento vivido pelo jogador influencie positivamente a seleção na corrida pelo hexa.

Além de Neymar, outros quatro brasileiros aparecem entre os 30 nomes de melhor desempenho no ranking do "WhoScored".

Rodrygo, do Real Madrid, ocupa a 11ª colocação, com 7,63. Gabriel Jesus, do Arsenal, tem 7,60 e é o 13º. Vinícius Júnior, também do Real, aparece em 18º, com 7,53. E Bruno Guimarães, do Newcastle, fecha a lista no 29º lugar (7,44).

Com três dos cinco jogadores mais bem avaliados da temporada no seu elenco, o PSG naturalmente ocupa a liderança da Ligue 1. Com 29 pontos conquistados em 11 rodadas, três a mais do que o segundo colocado, Lorient, o time dirigido por Christophe Galtier visita hoje à tarde (16h, de Brasília) o Ajaccio.

Os parisienses também estão em situação tranquila na Champions. Na primeira colocação do Grupo H, com os mesmos oito pontos do Benfica, recebem o Maccabi Haifa, na terça, e só precisam de uma vitória simples para assegurar a classificação antecipada para as oitavas de final -a vaga também pode ser obtida com um empate.

Melhores do mundo em 2022/23*

1 - Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 8,74
2 - Erling Haaland (NOR, Manchester City): 8,16
3 - Neymar (BRA, Paris Saint-Germain): 7,92
4 - Robert Lewandowski (POL, Barcelona): 7,83
5 - Kylian Mbappé (FRA, Paris Saint-Germain): 7,79
6 - Martin Terrier (FRA, Rennes): 7,78
7 - Joshua Kimmich (ALE, Bayern de Munique): 7,71
8 - Kevin de Bruyne (BEL, Manchester City): 7,70
9 - Phil Foden (ING, Manchester City): 7,69
10 - Sergej Milinkovic-Savic (SER, Lazio): 7,68
*segundo avaliação do "WhoScored?"