Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 técnicos estrangeiros que podem trabalhar no Brasil nos próximos meses

Marcelo Bielsa fez sucesso na Inglaterra à frente do Leeds - Jon Super/AFP
Marcelo Bielsa fez sucesso na Inglaterra à frente do Leeds Imagem: Jon Super/AFP

02/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Abel Ferreira ganhou as duas últimas edições da Copa Libertadores da América com o Palmeiras e está a caminho de levar o clube à conquista do Campeonato Brasileiro. Na Copa do Brasil, o finalista Corinthians é dirigido por Vítor Pereira.

Além da dupla de portugueses, o também luso Jorge Jesus (Flamengo) e os argentinos Jorge Sampaoli (Santos e Atlético-MG) e Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza) também fizeram estragos no futebol nacional nos últimos anos.

Mesmo com alguns treinadores brasileiros se destacando na atual temporada, como Dorival Júnior (Flamengo) e Luiz Felipe Scolari (Athletico-PR), nada indica que a onda de técnicos estrangeiros trabalhando no futebol pentacampeão mundial esteja com os dias contados.

Por isso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete "professores" de outros países que já estão (ou que deveriam estar) na mira dos nossos clubes para os próximos meses e que podem pintar por aqui na próxima temporada.

MARCELO BIELSA
Argentino
67 anos
Sem clube

Um dos técnicos mais inventivos e influentes do futebol mundial, o argentino encerrou no começo do ano um trabalho vitorioso no Leeds United (pegou o time na segunda divisão inglesa e o conduziu à Premier League). Apesar de muito celebrado por onde passa, Bielsa não costuma ser dos técnicos mais sedutores para o planejamento dos clubes europeus por ser considerado um pouco "louco demais". Mas, aqui no Brasil, esse temperamento fora da curva não parece ser um problema, especialmente para o Santos, que tentou contratá-lo nas últimas semanas. O negócio não saiu porque a realidade financeira atual da equipe alvinegra era incompatível com o projeto esportivo desejado pelo argentino para retornar ao futebol sul-americano.

MARCELO GALLARDO
Argentino
46 anos
River Plate (ARG)

Marcelo Gallardo, do River Plate, detonou o VAR brasileiro na Libertadores - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Sonho de dez entre dez clubes do primeiro escalão brasileiro nos últimos anos, o argentino que recolocou o River Plate entre as potências da América do Sul era visto até pouco tempo atrás como um alvo impossível. O que se imaginava por aqui é que Gallardo só deixaria o time de Buenos Aires para trabalhar em um dos grandes centros da Europa. Só que o tempo foi passando e as propostas dos mercados inglês, espanhol e italiano não chegaram. Para completar, o River saiu do prumo e teve um péssimo semestre, o suficiente para sua torcida começar a cobrar por uma mudança no comando do time. Como Gallardo fica sem contrato no fim do ano e está em um momento de baixa, é bem capaz que alguma equipe brasileira resolva realizar esse velho sonho de trazê-lo para cá.

JORGE SAMPAOLI
Argentino
62 anos
Sem clube

Jorge Sampaoli, ex-técnico do Olympique de Marselha - Matthias Hangst/Getty Images - Matthias Hangst/Getty Images
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Depois de emendar dois trabalhos bem avaliados no Brasil entre 2019 e 2021, o argentino mudou-se para a Europa e dirigiu durante pouco mais de um ano o Olympique de Marselha. Apesar de ter sido vice-campeão francês, Sampaoli escolheu deixar o OM no começo desta temporada por não concordar com a política de contratações do clube. Como tem residência no Brasil, o já veterano treinador voltou para cá enquanto espera a definição de qual será o próximo passo da sua carreira. Em agosto, o Santos tentou recontratá-lo, mas não conseguiu atender às suas exigências. O Vasco, agora com o aporte da 777 Partners, sua nova proprietária, é outro candidato a tirá-lo das férias depois da virada do ano.

ANDRÉ VILLAS-BOAS
Português
44 anos
Sem clube

Português André Villas-Boas é um dos técnicos gringos sempre cotados para trabalhar no Brasil - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Dentre os treinadores portugueses que sempre aparecem no radar de clubes brasileiros, Villas-Boas é talvez aquele que mais esteja propenso a aceitar um convite neste momento. Ex-comandante do Chelsea e do Tottenham, ele está inativo há mais de um ano e meio, desde que foi embora do Olympique de Marselha, em fevereiro de 2021. Como já manifestou interesse em trabalhar deste lado do Oceano Atlântico em outras oportunidades e não tem mais um mercado tão farto assim na Europa, o luso talvez esteja no momento perfeito de topar esse desafio. Lá atrás, o São Paulo chegou a lhe fazer uma proposta oficial. O Flamengo é outro clube poderoso que já tentou seduzi-lo.

LUCAS PUSINERI
Argentino
46 anos
Atlético Tucumán (ARG)

Lucas Pusineri (Atlético Tucumán) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Se Gallardo está em um momento não muito agradável na Argentina, o mesmo não pode se falar de Lucas Pusineri. O ex-meia tem feito o modestíssimo Atlético Tucumán sonhar com o primeiro título nacional da sua história. O clube, que passou a maior parte da sua história atuando nas divisões de baixo do futebol da terra de Lionel Messi, ocupa a liderança da competição e está brigando pelo troféu com os tradicionais Racing e Boca Juniors. Mesmo que a campanha não termine na tão sonhada taça, ela já é suficiente para credenciar o treinador de 46 anos a ser contratado por algum clube importante do Brasil, especialmente por aqueles que pretendem dar um jeito no seu sistema defensivo (o Tucumán só sofreu 12 gols em 21 rodadas do Argentino).

MARTÍN ANSELMI
Argentino
42 anos
Independiente del Valle (EQU)

Martín Anselmi (Independiente del Valle) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Já virou tradição. Os últimos três treinadores campeões da Copa Sul-Americana com equipes estrangeiras acabaram vindo trabalhar posteriormente no Brasil. Foi assim como Ariel Holan (Independiente-2017), Miguel Ángel Ramírez (Independiente del Valle-2019) e Hernán Crespo (Defensa y Justicia-2020). Possivelmente, também será assim com Martín Anselmi, o argentino que desbancou o São Paulo na decisão de ontem e levantou a taça do torneio neste ano. O comandante do Del Valle até já trabalhou por aqui, como auxiliar de Ramírez no Inter, em 2021. A equipe equatoriana é apenas seu segundo voo solo. Antes, entre janeiro e abril deste ano, ele treinou o Unión La Calera, do Chile.

SEBASTIÁN BECCACECE
Argentino
41 anos
Sem clube

Beccacece é o principal alvo do Santos para a temporada de 2022, mas as conversas estão complicadas - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Assim como Villas-Boas, é outro nome que já está há um bom tempo rondando o futebol brasileiro. Antigo auxiliar de Bielsa na Universidad de Chile e nas seleções chilena e argentina, o treinador vem colecionando trabalhos expressivos no futebol sul-americano desde 2016. Beccacece já passou por Defensa y Justicia, Independiente e Racing, todos do seu país-natal. Adepto de um futebol moderno e embalado por ideias de um jogo bastante ofensivo, o argentino já foi procurado mais de uma vez pelo Santos e, como está desempregado no momento, certamente será cogitado por outros times brasileiros na próxima virada de temporada.