Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Endrick alemão' ganha espaço no Borussia Dortmund e até já decide clássico

Youssoufa Moukoko comemora gol que decidiu clássico contra o Schalke 04 - Getty Images
Youssoufa Moukoko comemora gol que decidiu clássico contra o Schalke 04 Imagem: Getty Images

30/09/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Destaque das conquistas da Copa São Paulo e do Campeonato Brasileiro sub-20 deste ano, acompanhado de perto por gigantes do porte de Barcelona e Real Madrid e badalado como poucos jogadores foram durante a categoria de base, Endrick ainda aguarda sua vez de estrear pela equipe adulta do Palmeiras.

O garoto de 16 anos foi relacionado para as duas últimas partidas do líder da Série A do Brasileirão (vitórias sobre Santos e Atlético-MG, ambas por 1 a 0). Mas, apesar da expectativa criada pela maior parte dos torcedores, acabou não saindo do banco de reservas.

Enquanto isso, na Alemanha, um garoto com história semelhante à de Endrick, que passou como um furacão pelas equipes inferiores e gerou uma enorme pressão para ser utilizado o mais rápido possível entre os adultos, já começa a dar frutos no futebol profissional.

O atacante Youssofa Moukoko, de 17 anos, está no começo da sua terceira temporada pelo time principal do Borussia Dortmund.

Na soma das duas primeiras, jogou 35 vezes, fez cinco gols e deu duas assistências. Só nos dois primeiros meses de 2022/23, já foi a campo em nove oportunidades, meteu duas bolas nas redes e deu mais dois passes para companheiros marcarem.

Na atual temporada, Moukoko só não foi aproveitado em um dos dez jogos disputados pelo Dortmund (ficou como suplente contra o Hertha Berlim, pelo Campeonato Alemão). Apesar de sempre saindo do banco de reservas, foi a campo até nos dois primeiros compromissos da equipe na Liga dos Campeões da Europa.

Mesmo ainda sendo um adolescente que ainda nem atingiu a maioridade, o atacante já até decidiu um clássico. Duas semanas atrás, foi dele o gol único da vitória por 1 a 0 sobre o Schalke 04, o mais tradicional rival do Dortmund.

O camisa 18 também vem sendo titular da seleção sub-21 da Alemanha. Na recém-encerrada Data Fifa, foi escalado desde o início no amistoso contra a França e só não repetiu a dose ante a Inglaterra por conta de um problema físico.

Nascido em Camarões, mas com cidadania germânica, Moukoko é tratado como um fenômeno desde que ingressou na base do Dortmund. Ele marcou 141 gols em 88 partidas pelos times inferiores do clube. E, detalhe, isso porque nunca jogou contra adversários da sua idade.

Quando tinha 12 anos, o atacante atuava na equipe sub-17. Aos 14, foi promovido para o time sub-19 e, já na temporada de estreia, estabeleceu o recorde de gols do Alemão da categoria (34, em 20 jogos).

A fama conquistada por Moukoko entre os garotos extrapolou a base. Logo, os torcedores do Dortmund começaram a fazer contagem regressiva pelo 16º aniversário do jogador, requisito básico do regulamento da Bundesliga para ele poder estrear no time adulto.

Aos 16 anos e 1 dia, o atacante se tornou o atleta mais jovem a disputar uma partida da primeira divisão germânica. Menos de um mês depois, quebrou o recorde de gol mais precoce da história da competição.

Faltando dez rodadas para o fim do Brasileiro, o Palmeiras, de Endrick, tem nove pontos de vantagem para o Fluminense (60 a 51), que ocupa o segundo lugar. Na próxima rodada, os cariocas visitam o Atlético-MG, amanhã, enquanto o líder joga contra o Botafogo, também fora de casa.

Já o Dortmund, de Moukoko, está atrás apenas do Union Berlim na Bundesliga alemã. Com dois pontos a menos que o primeiro colocado (17 a 15), enfrenta o Colônia, como visitante, amanhã. Depois, na quarta-feira, vai à Espanha pegar o Sevilla, pela terceira rodada do Grupo G da Champions.