Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Zebra da temporada passada vira time 'sem-teto' e vive drama na Champions

Zebra da última Champions, Sheriff pode ser eliminado da competição hoje - Getty Images
Zebra da última Champions, Sheriff pode ser eliminado da competição hoje Imagem: Getty Images

09/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para vencer a Liga dos Campeões da Europa na temporada passada, o Real Madrid derrotou forças do porte de Inter de Milão, Paris Saint-Germain, Chelsea, Manchester City e Liverpool. Mas a campanha comandada por Karim Benzema e Vinícius Júnior não foi histórica apenas pelas vitórias expressivas. Ela também teve um tropeço inesquecível.

No dia 28 de setembro de 2021, ainda na fase de grupos, o clube mais vitorioso da história do futebol mundial foi surpreendido em pleno Santiago Bernabéu pelo Sheriff, uma modesta equipe da Moldávia, totalmente irrelevante no cenário internacional e que disputava a competição pela primeira vez.

A derrota por 2 a 1 não provocou grandes danos ao Real. O resultado, no entanto, colocou o time de Tiraspol no "mapa da bola" e fez muita gente ficar curioso sobre quais seriam os próximos passos dados pelos moldavos.

Nem 11 meses se passaram desde então, e o sucesso da zebra Sheriff já parece ter ficado no passado.

O time continua sendo hegemônico no seu país. Mas a campanha na edição 2022/23 da Champions pode acabar precocemente, ainda na penúltima rodada da fase preliminar da competição.

Derrotado por 2 a 1 pelo Viktoria Plzen, como mandante, na semana passada, o Sheriff só não será eliminado do torneio continental e continuará na briga por uma vaga na etapa de grupos se derrotar os tchecos por dois gols de diferença, hoje, na casa dos adversários — triunfo por vantagem mínima arrasta a disputa para a prorrogação.

Como acontece com a maior parte dos clubes que conseguem um resultado acima do esperado, o clube moldavo perdeu para centros mais importantes a maior parte dos jogadores responsáveis pelo feito da temporada passada.

Os três brasileiros utilizados na histórica vitória sobre o Real fizeram parte desse desmanche. Atualmente, o lateral direito Fernando Costanza joga no Samara (Rússia), o lateral esquerdo Cristiano defende o Fluminense e o meia-atacante Bruno está no Omonia (Chipre).

Para piorar, o Sheriff perdeu o direito de mandar seus jogos da Champions em casa, na Transnítria, devido às tensões existentes na região entre separatistas alinhados com a Rússia e o governo moldavo (cenário semelhante ao da Ucrânia pré-guerra). Por causa disso, a equipe tem atuado na capital Chisinau, onde é vista quase que como uma força estrangeira.

No total, 26 dos 32 clubes que irão disputar a etapa principal da Liga dos Campeões já são conhecidos.

As últimas seis vagas para o torneio sairão dos mata-matas preliminares. Algumas forças importantes do cenário europeu, como Benfica, Rangers, Dínamo de Kiev, PSV Eindhoven, e Monaco, ainda estão na briga pela classificação.

Por causa da realização da Copa do Mundo no fim do ano, a fase de grupos desta temporada da Champions será realizada de forma expressa. O número de rodadas foi mantido (seis), mas elas serão compactadas em menos de dois meses, entre 6 de setembro e 2 de novembro.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido no dia 10 de junho de 2023. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal por causa da pandemia da covid-19.

Clubes já classificados para a fase de grupos

Real Madrid (ESP), cabeça de chave
Eintracht Frankfurt (ALE), cabeça de chave
Manchester City (ING), cabeça de chave
Milan (ITA), cabeça de chave
Bayern de Munique (ALE), cabeça de chave
Paris Saint-Germain (FRA), cabeça de chave
Porto (POR), cabeça de chave
Ajax (HOL), cabeça de chave
Liverpool (ING)
Chelsea (ING)
Tottenham (ING)
Barcelona (ESP)
Atlético de Madri (ESP)
Sevilla (ESP)
Inter de Milão (ITA)
Napoli (ITA)
Juventus (ITA)
Borussia Dortmund (ALE)
Bayer Leverkusen (ALE)
RB Leipzig (ALE)
Olympique de Marselha (FRA)
Sporting (POR)
Brugge (BEL)
Red Bull Salzburg (AUT)
Celtic (ESC)
Shakhtar Donetsk (UCR)