Topo

Rafael Reis

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vai ser duro acordar às 7h para ver o jogo de abertura da Copa-2022

Troféu da Copa do Mundo, exibido durante sorteio da Copa - Divulgação/Fifa
Troféu da Copa do Mundo, exibido durante sorteio da Copa Imagem: Divulgação/Fifa

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogo de abertura da Copa do Mundo será um teste para medir o nível de paixão e fanatismo do torcedor pela competição mais importante do calendário quadrienal do futebol.

A primeira partida do Qatar-2022 terá seu pontapé inicial dado às 7h (de Brasília) de uma segunda-feira (21 de novembro) e reunirá duas seleções de poucos atrativos para quem não é muito louco pelo torneio.

De um lado, estará a equipe anfitriã, que não conta com nenhum jogador realmente importante no cenário internacional e nem aparece no top 50 do ranking da Fifa. Do outro, o Equador, seleção sul-americana com espírito de coadjuvante e que nunca chegou sequer à final de algum campeonato com seu elenco adulto.

A estreia um tanto quanto "chocha" será também a melhor oportunidade do Qatar de não sair do seu primeiro Mundial, aquele no qual depositou tanto dinheiro para organizar, de mãos abanando.

Afinal, seus outros dois adversários do Grupo A são os verdadeiros favoritos da chave, aqueles que largam na frente na briga pela classificação para as oitavas de final e que possuem pretensões mais ambiciosas na competição.

Três vezes vice-campeã mundial (1974, 1978 e 2010), a Holanda não conseguiu ranqueamento suficiente para descolar o posto de cabeça de chave no Qatar-2022. Mas o sorteio das chaves meio que resolveu seu problema e a colocou em um grupo bem acessível.

Seu maior adversário deve ser mesmo o Senegal, melhor seleção africana da atualidade, responsável direta pela ausência do astro egípcio Mohamed Salah na Copa e que possui pelo menos três destaques que estão entre os melhores do mundo em suas posições: o goleiro Édouard Mendy (Chelsea), o zagueiro Kalidou Koulibaly (NapolI) e o atacante Sadio Mané (Liverpool).

Senegaleses e holandeses também irão medir forças no primeiro dia do Mundial. No entanto, o horário exato do outro confronto da primeira rodada do Grupo A ainda não foi divulgado pela organização do torneio.

Ou seja, para quem não tiver coragem suficiente para acordar cedo, faltar na escola ou chegar mais tarde no trabalho para assistir à Qatar x Equador, iniciar a Copa vendo a estreia dos neerlandeses e da potência africana pode ser uma boa pedida.

O sorteio dos grupos do Mundial foi realizado com apenas 29 das 32 seleções participantes já definidas. Austrália, Emirados Árabes Unidos, Peru, Costa Rica, Nova Zelândia, Gales, Ucrânia e Escócia ainda estão na disputa pelas vagas remanescentes. Os confrontos da repescagem serão jogados na Data Fifa de junho.

A Copa será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará na segunda metade de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por EUA, Canadá e México, serão 48 participantes.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado, dia 21 de novembro é uma segunda-feira, não quinta. A informação foi corrigida

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL