Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Repescagem e amistosos definem último cabeça de chave da Copa do Mundo-2022

Portugal, de Cristiano Ronaldo, é o favorito para entrar no pote 1 da Copa-2022 - MIGUEL RIOPA/AFP
Portugal, de Cristiano Ronaldo, é o favorito para entrar no pote 1 da Copa-2022 Imagem: MIGUEL RIOPA/AFP

29/03/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A três dias do sorteio dos grupos da Copa do Mundo e do chaveamento até o final da competição, o Qatar-2022 conhecerá entre hoje e amanhã sua oitava e última seleção cabeça de chave.

Pelo regulamento da competição, as oito equipes que têm o privilégio de não se enfrentar logo na primeira fase são o país-sede e mais os sete melhores classificados no último ranking da Fifa pré-sorteio, que será divulgado na quinta.

Com isso, Qatar, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha já estão garantidos no pote 1. A oitava vaga seria automaticamente da Itália (sexta do planeta) caso estivesse no Mundial.

Mas a surpreendente derrota da Azzurra para a Macedônia do Norte, nas semifinais da repescagem europeia, complicou essa equação e deixou em aberto o último posto de cabeça de chave.

A única seleção que depende apenas das suas próprias forças para "herdar" a vaga italiana é Portugal, justamente a adversária dos macedônios, que ocupa o oitavo lugar na classificação da Fifa.

Caso Cristiano Ronaldo e companhia vençam a decisão da repescagem (no tempo normal, na prorrogação ou nos pênaltis, pouco importa), a partir das 15h45 de hoje (horário de Brasília), no estádio do Dragão, no Porto, e se classifiquem para a Copa, a última vaga do pote 1 será lusa.

Mas se a Macedônia aprontar novamente, aí outras quatro seleções (Holanda, Estados Unidos, Alemanha e México) ainda poderão sonhar em ser cabeça de chave. E tudo dependerá dos resultados de cada uma delas no último compromisso desta Data Fifa.

Duas dessas equipes se enfrentam em um amistoso também na tarde de hoje. Se os holandeses (10º no ranking) baterem os germânicos (11º), em Amsterdã, a vantagem provavelmente será deles. Mas, caso percam, serão ultrapassados pelo adversário e ficarão sem chance.

Ao contrário dos holandeses e alemães, o México (12º) ainda tem um jogo oficial para disputar: contra El Salvador, na quarta, em sua capital, pela última rodada das eliminatórias da Concacaf. Só que a equipe depende de uma improvável combinação de resultados para ficar com a vantagem no sorteio, mesma situação dos EUA (13º), que visitam a Costa Rica.

Um total de 20 seleções já estão asseguradas na próxima Copa do Mundo. Além do Qatar, que conseguiu sua vaga por ser país-sede, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda, Argentina, Irã, Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita, Equador, Uruguai e Canadá também estão garantidos na competição.

Até o fim desta semana, outros nove países conquistarão a classificação para o torneio. Assim, restarão apenas três vagas, que serão preenchidas nas repescagens agendadas para a Data Fifa de junho.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará no dia 21 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes.