Topo

Rafael Reis

Ex-Botafogo corre mais que Mbappé e vira o zagueiro mais rápido do mundo

Lucas Pimenta, do Al-Wahda, é o zagueiro mais rápido do mundo em 2020 - Divulgação
Lucas Pimenta, do Al-Wahda, é o zagueiro mais rápido do mundo em 2020 Imagem: Divulgação

08/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lucas Pimenta sabia desde cedo o que desejava para sua vida adulta, ser jogador profissional de futebol. Mas, se não tivesse tanta convicção assim de qual carreira seguir, poderia hoje tranquilamente estar fazendo sucesso em um outro esporte: o atletismo.

O atleta formado nas categorias de base do Botafogo e que hoje defende o Al-Wahda se tornou na última quarta-feira o zagueiro mais rápido do planeta ao atingir 36,1 km/h durante a vitória por 2 a 1 sobre o Khor Fakkan, pela quarta rodada da primeira divisão dos Emirados Árabes.

O brasileiro alcançou a maior velocidade já registrada por um jogador de sua posição em 2020 ao apostar corrida contra um atacante adversário durante um contra-ataque. Pimenta saiu atrás e parecia que seria facilmente vencido pelo rival, mas ligou o turbo, recuperou-se e chegou antes na bola.

"Confesso que nem lembrava desse lance. Mas gosto de dar uma olhada no relatório da partida. Então, quando recebi os dados e vi a velocidade que atingi, fiquei surpreso. Mostrei para o preparador físico, e ele também ficou surpreso", afirmou, por telefone, ao "Blog do Rafael Reis".

"Sempre fui considerado um zagueiro rápido, com mobilidade, mas minha média de velocidade máxima em um jogo é de 33,8 ou 33,9 km/h. Por isso, foi algo que chamou a minha atenção e também a da comissão técnica. Não é normal um zagueiro do meu porte físico [1,88 m e 85 kg] atingir essa velocidade."

De fato, apenas três jogadores registraram velocidades maiores que Lucas Pimenta ao longo deste ano. E todos eles são mais baixos e leves que o zagueiro que atua no famoso "mundo árabe".

O líder do ranking, que contabiliza dados apenas das ligas que produzem e disponibilizam esse tipo de estatística, é o lateral esquerdo canadense Alphonso Davies (1,81 m e 72 kg), campeão europeu com o Bayern de Munique, que chegou a atingir 36,51 km/h.

Os também laterais/alas Achraf Hakimi (1,81 m e 73 kg), da Inter de Milão, e Adama Traoré (1,78 m e 75 kg), do Wolverhampton, são os outros atletas de futebol que superaram a marca de Lucas Pimenta em 2020.

Os 36,1 km/h atingidos pelo brasileiro são mais rápidos do que as melhores marcas de alguns jogadores que são famosos justamente pela explosão física que possuem. Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Erling Halland (Borussia Dortmund) chegaram no máximo a 36,04 km/h. Cristiano Ronaldo (Juventus) só alcançou 34,60 km/h.

A transformação da cria do Botafogo em zagueiro mais rápido do planeta não foi por acaso. Desde a adolescência em Niterói (RJ), ele faz um trabalho específico com um treinador particular para melhorar suas técnicas de corrida e impulsão.

O defensor de 20 anos jamais atuou profissionalmente no clube onde foi formado. Em dezembro do ano passado, quando ainda estava nos juniores do clube alvinegro, recebeu uma proposta do Al-Wahda e se mandou para os Emirados.

"Quando me mostraram o projeto, fiquei encantado com tudo, com a cidade, o tempo de contrato. Tudo agradou a mim, à minha noiva e à minha família. Foi um passo importantíssimo na minha vida. Estou muito feliz de estar aqui podendo crescer profissionalmente", declarou o jogador e velocista, antes de fazer um promessa.

"Nunca corri os 100 m. Mas vou fazer esse teste, sim. E aí, aviso o resultado."

JOGADORES MAIS RÁPIDOS DE 2020

1 - Alphonso Davies (CAN/Bayern de Munique) - 36,51 km/h
2 - Achraf Hakimi (MAR/Inter de Milão) - 36,48 km/h
3 - Adama Traoré (ESP/Wolverhampton) - 36,21 km/h
4 - Lucas Pimenta (BRA/Al-Wahda) - 36,10 km/h
5 - Erling Haaland (NOR/Borussia Dortmund) - 36,04 km/h
Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain) - 36,04 km/h
7 - Iñaki Williams (ESP/Athletic Bilbao) - 35,70 km/h
8 - Pierre-Emerick Aubameyang (GAB/Arsenal) - 35,5 km/h
9 - Karim Bellarabi (ALE/Bayer Leverkusen) - 35,27 km/h
10 - Kyle Walker (ING/Manchester City) - 35,21 km/h