Topo

Rafael Reis

7 estrelas do futebol mundial que podem ficar "baratinhas" no próximo ano

Mbappé e Neymar podem deixar o PSG "baratinhos" em 2021 para não saírem de graça - David Ramos/Getty Images
Mbappé e Neymar podem deixar o PSG "baratinhos" em 2021 para não saírem de graça Imagem: David Ramos/Getty Images

07/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências do meio do próximo ano promete ser uma das mais agitadas da história recente do futebol europeu.

Afinal, além da possível saída de Lionel Messi do Barcelona, vários craques do primeiro escalão da bola têm contrato apenas até junho de 2022 e podem ser negociados com valores abaixo do preço normal para que seus clubes não corram o risco de perdê-los gratuitamente.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete astros que estão nessa situação e que podem ficar "baratinhos" na janela de transferências do ano que vem.

KYLIAN MBAPPÉ
Atacante
21 anos
Francês
Paris Saint-Germain (FRA)

O garoto de ouro do futebol francês já avisou o PSG que não tem nenhuma intenção de renovar contrato com o clube e que pretende ser colocado à venda após o encerramento da atual temporada. O Real Madrid, que monitora o atacante desde que ele era um garoto que sequer havia estreado como profissional, é o favorito para tirar Mbappé da capital da França. De acordo com um ex-companheiro do jogador na seleção, o zagueiro Adil Rami, que hoje defende o Boavista, de Portugal, é bem provável que até já exista um acerto entre o clube espanhol e o estafe do atleta. "Mbappé já assinou com Real Madrid. Não tenho dúvidas, porque as negociações para a renovação do contrato ainda não avançaram. Ele nem sequer tem falado disso, é porque não está interessado", declarou, em entrevista ao canal RMC Sports.

NEYMAR
Atacante
28 anos
Brasileiro
Paris Saint-Germain (FRA)

Se a diretoria do PSG não se movimentar logo, o clube corre sério risco de perder quase que ao mesmo tempo os seus dois principais jogadores. Assim como Mbappé, Neymar também fica sem contrato em 2022 e, por isso, será um alvo bastante visado na janela de transferências do meio do próximo ano. Ao contrário do francês, no entanto, o brasileiro não está decidido a mudar de ares e pode aceitar uma proposta para continuar na capital francesa por mais alguns anos. Mas essa permanência, é claro, depende da oferta (financeira e esportiva) que o PSG lhe apresentar e também dos convites que ele receber nos próximos meses para se transferir a outros times e países.

CRISTIANO RONALDO
Atacante
35 anos
Português
Juventus (ITA)

Cristiano Ronaldo - AFP                             - AFP
Imagem: AFP

O cinco vezes vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo já tem 35 anos, mas ainda dá um caldo de fazer inveja nos atacantes mais novinhos. Até por isso, certamente não faltarão ofertas ao astro português caso ele deseje sair da Juventus. A primeira janela de oportunidade para esses negócios será aberta no meio do próximo ano. E aí, o time italiano terá que fazer a escolha: aproveitar CR7 até o fim do contrato ou fazer algum dinheiro com a venda de um atleta que já caminha para o término da carreira, algo que não é muito comum no Mercado da Bola?

PAUL POGBA
Meia
27 anos
Francês
Manchester United (ING)

Pogba - REUTERS/Phil Noble - REUTERS/Phil Noble
Imagem: REUTERS/Phil Noble

Todo ano é a mesma história. Quando chega a janela de transferências, muita gente diz que Pogba irá deixar o Manchester United. Os possíveis destinos quase sempre são os mesmos: Real Madrid ou Juventus. Mas, no próximo ano, esse rumor eterno do Mercado da Bola pode se concretizar. Com contrato próximo do fim, o campeão mundial de 2018 com a seleção francesa verá seu preço despencar, facilitando uma transferência. Além disso, a dificuldade de Pogba de se firmar no meio dos Red Devils também tende a favorecer uma saída.

PAULO DYBALA
Atacante
26 anos
Argentino
Juventus (ITA)

Dybala - ALESSANDRO DI MARCO/EFE - ALESSANDRO DI MARCO/EFE
Imagem: ALESSANDRO DI MARCO/EFE

Até algumas semanas atrás, parecia certo que Dybala renovaria com a Juventus e ficar mais distante de uma mudança de clube nos próximos anos. Mas, de acordo com os jornais "Tuttosport" e "Corriere dello Sport", a situação mudou radicamente. Segundo as publicações, o argentino está insatisfeito por não ser titular absoluto do técnico Andrea Pirlo e também descontente por ter um salário muito mais baixo que Cristiano Ronaldo. Por tudo isso, a renovação de Dybala está ficando cada vez mais distante, o que desperta a atenção de clubes de outros países da Europa, em especial, da Inglaterra.

RAPHAËL VARANE
Zagueiro
27 anos
Francês
Real Madrid (ESP)

Varane - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Um dos zagueiros mais consistentes do planeta, o francês é visto como futuro candidato a braçadeira de capitão do Real Madrid. Mas essa ideia só se tornará realidade se ele não for embora da Espanha antes. Varane é mais um da extensa turma de jogadores importantes que têm contrato só até 2022. De acordo com o jornal "Daily Star", o Manchester United está ligadíssimo nessa situação, elegeu o defensor como uma das suas prioridades para a próxima temporada e pretende contratá-lo sem ter que desembolsar uma fortuna para a equipe madrilena.

LEON GORETZKA
Meia
25 anos
Alemão
Bayern de Munique (ALE)

Goretzka - BERNADETT SZABO / POOL / AFP - BERNADETT SZABO / POOL / AFP
Imagem: BERNADETT SZABO / POOL / AFP

Depois de ser "obrigado" a vender Thiago para o Liverpool por um preço bem abaixo do valor do espanhol, o Bayern corre o risco de ver a história se repetir com outro titular do seu meio-campo campeão europeu da temporada passada. Goretzka está caminhando para a reta final do seu contrato e, até o momento, não abriu negociações com a diretoria bávara. Mas, de acordo com a imprensa alemã, a ideia do Bayern é chamar o jogador para conversar assim que for possível. A dúvida é se até lá ele já não terá algumas propostas (provavelmente inglesas) na cabeça.