Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que 12 treinadores precisam fazer na parada do Campeonato Brasileiro

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, durante jogo contra Del Valle - Rodrigo BUENDIA / AFP
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Corinthians, durante jogo contra Del Valle Imagem: Rodrigo BUENDIA / AFP

12/06/2023 10h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A partir de hoje, os técnicos dos times envolvidos no Brasileirão vão encarar um raro período de nove dias sem jogos. Por causa da parada provocada pela data Fifa, a próxima rodada da Série A acontecerá nos dias 21 e 22 de junho. Veja o que 12 treinadores precisam fazer até lá na opinião deste colunista.

1- Luís Castro - Preparar a estratégia do Botafogo para enfrentar o Palmeiras em jogo que pode valer a liderança do Brasileirão. Atuais líder e vice-líder do campeonato se enfrentarão em São Paulo no próximo dia 25. Antes, cada um faz uma partida.

2 - Abel Ferreira - Diminuir os erros de passes do Palmeiras que têm gerado chances de gol para os adversários, como aconteceu contra o Barcelona (EQU). Na última quarta (7), aproveitando os erros palmeirenses, os equatorianos chegaram a fazer 2 a 0, mas perderam por 4 a 2.

3 - Jorge Sampaoli - Proteger a defesa do Flamengo sem perder ofensividade. Na vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, no último domingo (11), por exemplo, sua equipe foi letal no ataque, mas sofreu 24 finalizações, de acordo com o site Footstats.

4 - Fernando Diniz - Criar alternativas para o Fluminense ser menos previsível.

5 - Renato Gaúcho - Melhorar a pontaria dos jogadores do Grêmio. Diante do Flamengo foram 14 arremates errados.

6 - Paulo Turra - Aprimorar o aproveitamento do Athletico-PR nos passes. O Furacão tem apenas o 13° melhor índice de passes certos da competição: 88,59%, segundo o Footstats.

7 - Dorival Júnior - Dar mais intensidade ofensiva ao São Paulo.

8 - Pepa - Melhorar o desempenho de Gilberto nas finalizações. O atacante do Cruzeiro não marca há seis jogos.

9 - Mano Menezes - Dar mais poder ofensivo ao Internacional, que balançou as redes 10 vezes até aqui. Apenas cinco times fizeram menos gols do que o Inter: Corinthians, Santos, Goiás, Cuiabá e Coritiba.

10 - Odair Hellmann - Melhorar praticamente tudo no Santos e encontrar um padrão eficiente de jogo.

11 - Vanderlei Luxemburgo - Transformar em realidade o seu discurso fantasioso de que o Corinthians está no caminho certo. Para isso, entre outras coisas, precisa recuperar a confiança dos jogadores, fazer com que o time faça uma marcação mais agressiva e diminuir a distância entre os jogadores no ataque.

12 - Maurício Barbieri - Também tem que melhorar praticamente tudo no Vasco.