Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Derrota confirma sistema defensivo como ponto frágil de Portugal

Cristiano Ronaldo não foi poupado na partida contra a Coreia do Sul - Juan Luis Diaz/Quality Sport Images/Getty Images
Cristiano Ronaldo não foi poupado na partida contra a Coreia do Sul Imagem: Juan Luis Diaz/Quality Sport Images/Getty Images

02/12/2022 14h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com parte dos titulares poupados, Portugal encerrou sua participação na primeira fase da Copa do Mundo com derrota por 2 a 1 para a Coreia do Sul nesta sexta (2). A partida confirmou o sistema defensivo como ponto frágil dos portugueses.

No geral, Portugal fez uma primeira fase discreta. A equipe comandada por Fernando Santos não deu espetáculo, mas terminou na primeira posição do Grupo H.

Uma seleção que tem força coletiva e a qualidade individual de jogadores como Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, João Félix, Rafael Leão e Cancelo pode jogar mais do que Portugal jogou até agora. Ou seja, existe potencial para evolução.

No entanto, a principal missão do treinador português para as oitavas de final da Copa do Mundo é ajustar a defesa. Erros individuais e falhas de posicionamento foram marcas portuguesas no Qatar até aqui. Sobram espaços para os adversários.

Foram quatro gols tomados na fase de grupos. Só contra o Uruguai a meta portuguesa não foi vazada.

O primeiro gol da Coreia do Sul nesta sexta ilustra os momentos de desorganização da defesa lusitana. Em meio à desordem, a bola bateu em Cristiano Ronaldo e sobrou para Kim Younggwon empatar a partida. Os sul-coreanos aproveitaram os espaços deixados pelos rivais para virarem o placar com Hwang Heechan, aos 46 minutos do segundo tempo, após bela assistência de Son, e assegurarem o segundo lugar da chave, deixando o Uruguai, que venceu Gana, fora do Mundial.

Nas oitavas de final, Portugal vai pegar o segundo colocado do grupo G, que é o do Brasil e que será definido também nesta sexta. A Coreia do Sul enfrentará o primeiro colocado da chave da seleção brasileira.