Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: 'Geração Belga' envelhece mal e vê 'Geração Marroquina' brilhar

Kevin de Bruyne, da Bélgica, em ação contra a Croácia em jogo da fase de grupos da Copa do Qatar - Alex Livesey - Danehouse/Getty Images
Kevin de Bruyne, da Bélgica, em ação contra a Croácia em jogo da fase de grupos da Copa do Qatar Imagem: Alex Livesey - Danehouse/Getty Images

01/12/2022 13h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quatro anos depois de ser semifinalista da Copa da Rússia, a Bélgica foi eliminada nesta quinta (1) na primeira fase do Mundial do Qatar. A eliminação veio no empate sem gols com a Croácia.

Vice-campeões em 2018, os croatas asseguraram o segundo lugar do Grupo F e estão nas oitavas de final. A primeira posição ficou com a sensação da chave, Marrocos, que venceu o Canadá por 2 a 1.

Badalada em 2018, a "Geração Belga" mostrou no Qatar que envelheceu mal dentro e fora de campo.

A seleção do astro De Bruyne não repetiu o futebol envolvente de quatro anos atrás. Contra a Croácia por exemplo, foi dominada na maior parte do jogo.

Sinais do mal envelhecimento foram as ausências de Hazard, por opção do treinador, e Lukaku, por questões físicas, no time titular.

Lukaku voltou do intervalo no time e criou a maior oportunidade de sua equipe carimbando a trave, depois de bela jogada iniciada por De Bruyne. Ele voltou a perder boa oportunidade no final da partida.

Fora de campo, o desgaste ficou evidenciado por indiretas trocadas entre jogadores belgas abordando justamente a idade dos atletas.

O resultado desse combo foi um desempenho fraco no Qatar, que inclui uma derrota por 2 a 0 para o Marrocos.

A "Geração Marroquina" surpreendeu num grupo em que era considerada zebra e não perdeu nenhuma partida.
Marrocos, além de vencer Bélgica e Canadá, empatou com a Croácia. Ziyech é um dos destaques da sensação do Grupo F.

Por sua vez, a Croácia ainda não jogou no nível de suas melhores atuações na Rússia. Mas está viva na Copa e tem potencial para evoluir.