Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Suspensão de jogo favorece Corinthians em final com Flamengo?

Duílio Monteiro Alves concede entrevista coletiva no CT do Corinthians - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Duílio Monteiro Alves concede entrevista coletiva no CT do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

16/10/2022 12h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A suspensão de Goiás x Corinthians determinada pelo STJD abriu uma nova frente de discussão sobre a final da Copa do Brasil.
A não realização do jogo, marcado para sábado (15), favorece o Corinthians que chegaria à decisão da próxima quarta (19) menos desgastado do que o Flamengo?

Nas redes sociais, flamenguistas reclamaram da medida aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Os queixosos afirmam que o Alvinegro ganhou um descanso a mais. O tema chegou à entrevista do vice-presidente de futebol rubro-negro, Marcos Braz, após a vitória sobre o Galo, também no sábado.

Na opinião deste colunista, a suspensão não cria vantagem para os corintianos na decisão porque os titulares não jogariam em Goiânia. Quem começou a primeira partida da final ficou em São Paulo treinando.

Além disso, o Flamengo só não poupou o goleiro Santos, que foi titular diante do Galo. Mas, mesmo se rolasse o jogo em Goiânia, ele teria esse desgaste a mais relação a Cássio porque o corintiano não atuaria.

O flamenguista incomodado com a suspensão da partida pode alegar que reservas de Dorival Júnior que podem ser úteis na decisão, como Cebolinha, jogaram no sábado, enquanto corintianos que ficarão no banco não atuaram.

Sim, atletas com potencial para entrar durante a partida de quarta no time do Corinthians na quarta escaparam de suar no jogo em Goiânia. No entanto, não se livraram do desgaste da viagem. O deslocamento também cansa.

De qualquer forma, não é crível que a diferença de uma partida de descanso entre reservas tenha peso decisivo na final.

Ao ser indagado sobre a suspensão do jogo, o vice do Flamengo abordou outro aspecto que faz mais sentido. Ele falou sobre possível vantagem do Corinthians no Brasileirão.

"Não ter jogo por determinação do STJD é muito ruim pro campeonato, pro evento. Ainda mais com o time do Corinthians estando no episódio. Eles jogariam hoje [sábado] e jogam na quarta-feira. Não vou falar [que o Flamengo foi] prejudicado, mas, por exemplo, vou falar do Campeonato Brasileiro. Os outros times que estão disputando G-4, G-5, o Corinthians vai jogar depois [com o Goiás] com o time inteiro, então não prejudicou só o Flamengo, prejudicou todo mundo".

Sim, em tese, o Corinthians se deu bem com o adiamento porque deverá ter a chance de entrar com uma equipe mais forte quando o jogo acontecer. A Copa do Brasil já terá passado.

Porém, não se pode (e Braz não fez isso) acusar levianamemtr o STJD de agir para beneficiar o Corinthians. Vale lembrar que o Alvinegro acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva por não se conformar com o veto à sua torcida no jogo em Goiânia.
A Justiça de Goiás acatou pedido do Ministério Público local para que o jogo fosse só com torcedores do time mandante. Isso depois de o clube paulista obter decisão do STJD favorável à presença da Fiel. Os corintianos, então, pediram ao órgão e conseguiram a suspensão.