Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Evoluir para ser um bom reserva é o que Luan tem para hoje

Alisson tenta jogada diante da marcação de Luan durante Grêmio x Corinthians no Brasileirão  - Pedro H. Tesch/AGIF
Alisson tenta jogada diante da marcação de Luan durante Grêmio x Corinthians no Brasileirão Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

29/08/2021 13h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Contratado para ser o principal jogador ofensivo do Corinthians, Luan não decola. Na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, neste sábado, ele teve mais uma oportunidade e não correspondeu. Chamou atenção apenas pelos passes errados.

O ex-gremista demora tanto para reagir que sua briga já não é mais para ser o "cara" do time. Os novos contratados, Renato Augusto e Giuliano, parecem inatingíveis para Luan nesse quesito. O mesmo vale para Willian, caso a contratação se concretize.

Nesse cenário, Luan se firmar entre os titulares já seria um grande feito.

Mas, por tudo que ele (não) apresentou no Corinthians até aqui, seu primeiro passo é evoluir para ser um bom reserva.

Se Willian chegar, o Corinthians deve ter um time em condições de brigar por vitória contra todos os seus concorrentes no Brasileirão.

Faltará para voos maiores um elenco mais encorpado, um banco de reservas forte. Está aí grande utilidade que Luan pode ter para o Alvinegro hoje. Se ele melhorar, será uma interessante peça de reposição num campeonato que ainda vai longe, provocando muito desgaste.

Hoje, seu desempenho está distante do apresentado pelos principais jogadores do time. Por exemplo, contra o Grêmio, Luan acertou 76% dos seus passes. O índice de acerto de Giuliano foi de 95%. Renato Augusto, que jogou 25 minutos, acertou 85% dos passes que deu.

Não é exigir demais que Luan se transforme num jogador capaz de não deixar o nível do time titular cair demais quando for preciso mudar.

Você pode dizer: "ele é muito caro para ser apenas um bom reserva". Verdade. Diante da grave crise financeira enfrentada pelo clube, o melhor seria vender Luan.

Mas, enquanto não aparece uma boa proposta, o que ele tem como perspectiva imediata é ser o melhor dos reservas da equipe. No entanto, evoluir é preciso.