PUBLICIDADE
Topo

Blog do Perrone

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Estatísticas mostram Neymar mais completo na Champions

Neymar foi eleito o melhor em campo contra o  Bayern - Alexander Scheuber - UEFA/UEFA via Getty Images
Neymar foi eleito o melhor em campo contra o Bayern Imagem: Alexander Scheuber - UEFA/UEFA via Getty Images
Perrone

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

14/04/2021 09h09

A olho nu é possível ver que Neymar aumentou sua importância para o PSG, semifinalista da Champions League, coletivamente. Não se trata mais só de desequilibrar com jogadas individuais. Porém, estatísticas revelam que o brasileiro é um dos jogadores mais completos desta edição.

De acordo com dados disponíveis no site da UEFA, Neymar, além de estar entre os goleadores da competição, aparece entre os que mais dão assistência, finalizam com precisão e variam a forma de marcar gols.

Com seis gols, o astro do PSG é o terceiro na lista de artilheiros, ao lado de outros cinco jogadores.

Reforçando seu modo garçom no PSG, o ex-jogador do Barcelona está no pelotão que ocupa a terceira posição no ranking de assistências. Foram três até aqui, mesmo número anotado por seu companheiro Mbappé. Juan Cuadrado, da Juventus, é o líder do ranking com seis.

A preocupação em servir os companheiros, no entanto, não tirou de Neymar o apetite para tentar marcar gols. Ele é, empatado com Mbappé, o terceiro jogador com mais finalizações certas neste momento: 15. Só que o brasileiro fez sete jogos, e seu companheiro atuou nove vezes até agora pela atual edição da Champions. Messi é quem mais acertou finalizações (20).

Neymar mostra um repertório variado na hora de balançar as redes. Entre os oito maiores goleadores dessa edição, ele é o único que fez gols fora da área. Foram dois nessa condição. Falta ao brasileiro marcar um de cabeça.

Examinar essas estatísticas ajuda a entender como Neymar foi eleito o melhor em campo mesmo com seu time perdendo para o Bayern por 1 a 0, nesta terça (13).

O ex-menino da Vila não depende mais só de dribles e gols para chamar a atenção. Nesta edição da Champions, ele tem sido mais versátil e integrado como seu time.

Se inscreva no canal do Ricardo Perrone no YouTube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Blog do Perrone