Topo

Perrone

Opinião: por que o Brasileirão está mais equilibrado do que em 2019?

09/11/2020 10h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apenas cinco pontos separam o Internacional, líder do Brasileirão, do Santos, sétimo colocado. Ambos têm 20 jogos. No ano passado, com 20 partidas realizadas, o Flamengo tinha 14 pontos de vantagem sobre o Grêmio, que ocupava o sétimo lugar.

Atualmente, apenas um ponto separa o Inter do vice-líder, o Atlético-MG, que tem um jogo a menos. Em 2019, à essa altura, a vantagem do líder Flamengo era de três pontos sobre o Palmeiras, segundo colocado. O rubro-negro logo despontaria como favorito e dispararia na liderança. Foi campeão com 16 pontos de vantagem sobre o Santos, vice.

Porém, em 2020 o campeonato está muito mais equilibrado. Uma série de fatores explica isso, na opinião deste blogueiro.

A começar pelo aumento de investimento feito pelo Atlético-MG (13° colocado em 2019), e que passou pela contratação de Jorge Sampaoli. Automaticamente, o grupo de candidatos ao título do Brasileirão ganhou mais um membro.

A saída de Jorge Jesus do Flamengo pesa muito na balança. O time da Gávea sobrou tanto no ano passado que era natural ser considerado favorito em 2020.

Como era de se esperar, a troca de comando com a chegada de Dome tirou estabilidade do rubro-negro, capaz de fazer 5 a 1 no Corinthians, empatar em dois gols com o Inter e levar de 4 a 1 do São Paulo e de 4 a 0 Atlético-MG em seguida.

A pandemia de covid-19 também mexe radicalmente com o Brasileirão. São constantes os desfalques das equipes por conta de atletas que testaram positivo para o novo coronavírus. O Flamengo até enfrentou um surto.

A pandemia espremeu ainda mais o calendário brasileiro, desgastando jogadores e aumentando o risco de lesões. Ninguém está voando fisicamente. Ter melhor preparo físico costuma ajudar os times a abrirem vantagem em relação à concorrência no Brasileirão. Esse era um dos trunfos do Flamengo no ano passado.

Interessante notar que dos seis primeiros colocados quatro são estrangeiros que assumiram seus times neste ano. O português Abel Ferreira acaba de chegar ao Palmeiras.

É natural que treinadores estrangeiros levem um tempo para se adaptar à nova situação, o que provoca oscilações nos desempenhos de seus times. Jorge Jesus, que encurtou esse tempo no Flamengo, foi um ponto fora da curva. Por sua vez, é natural a dificuldade enfrentada por Dome, na opinião deste blogueiro.

Com todos esses elementos, quem resolver apostar dinheiro agora apontando o futuro campeão brasileiro viverá fortes emoções. Não há neste momento um porto seguro para os apostadores como havia o Flamengo em 2019.