Topo

Mauro Cezar Pereira

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rival do Flamengo na Libertadores, Vélez não terá público na Liga Argentina

Convidados do Talleres espancados por torcedores do Vélez - Reprodução Jornal La Voz
Convidados do Talleres espancados por torcedores do Vélez Imagem: Reprodução Jornal La Voz

Mauro Cezar Pereira

12/08/2022 03h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Gerou punição a briga entre torcedores do Vélez Sarsfield e do Talleres no dia 3, quando as equipes se enfrentaram pela Libertadores em Buenos Aires. O adversário do Flamengo na semifinal jogará sem público na Superliga Argentina até que atenda novas exigências determinadas para o seu estádio.

O Comitê de Segurança do Futebol, em reunião extraordinária na quinta-feira, decidiu de maneira unânime que o Club Atlético Vélez Sarsfield jogue com portas fechadas já contra o Gimnasia y Esgrima de La Plata, domingo, e no dia 22, frente a Sarmiento de Junín. O castigo valerá até que o Fortín se adapte às novas normas de segurança determinadas.

"Foram solicitadas modificações de infraestrutura, tecnologia, um novo planejamento operacional de segurança e protocolos de segurança privada", explicou o Comitê. Ele também está cobrando a identificação dos torcedores que agrediram os visitantes.

A pena só vale para os jogos das competições domésticas. Com isso, a priori o Vélez poderá ter torcedores no estádio José Amalfitani dia 31, quando receberá o Flamengo. Caberá ao tribunal da Conmebol decidir se aplicará alguma penalidade ao clube de Liniers.

O blog entrou em contato com a Confederação Sul-americana, que ainda não tem data definida para um desfecho da análise deste caso. O episódio será avaliado, um processo aberto, o clube informado sobre a decisão eventualmente tomada e então terá a chance de responder, fazer sua defesa. Só depois o tribunal anunciará qual a sua decisão.

Não se sabe se os 19 dias que faltam para a partida serão suficientes para a conclusão de tal processo. Mas se na Argentina o estádio do Vélez é, hoje, considerado sem condições de receber público até que sejam tomadas medidas de segurança, como a Conmebol marcará uma partida semifinal de Libertadores para aquele local?

Claro que o clube argentino pode pedir a mudança de estádio, se preciso for, recebendo o Flamengo em outra cancha de Buenos Aires, caso o José Amalfitani seja vetado para receber torcedores também pela Confederação Sul-americana de Futebol. Um jogo de bastidores certamente já está em andamento.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube