Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Modinhas só aparecem na boa e acham que ingresso vem com um 'vale vitória'

Quando Nelson Piquet e Ayrton Senna viviam no alto do pódio, mais brasileiros acompanhavam a Fórmula 1 - Divulgação
Quando Nelson Piquet e Ayrton Senna viviam no alto do pódio, mais brasileiros acompanhavam a Fórmula 1 Imagem: Divulgação

02/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O brasileiro gosta de esporte? Sim. Mas não são poucos os que gostam apenas de ganhar. Se não tem vitória, ou pelo menos a chance de vencer, não os atrai.

A maior prova disso está no interesse pela Fórmula 1, que historicamente se multiplicava quando um brazuca tinha chances de título. E isso já faz tempo.

No futebol muitos desaparecem dos estádios, ignoram seus times. Mas quando as coisas melhoram, dão as caras, contudo, impondo condições.

Não todos, claro, mas nem por isso são poucos os que compram o ingresso esperando a vitória, apenas ela. Se não vem, protestam, xingam os jogadores, nada presta e o time é "sem vergonha".

Uma trupe de mimados que só aceita vencer e não entende que as coisas não funcionam dessa maneira. E que uma equipe se forma com tempo, treino, trabalho e jogos.

Dizem que o torcedor pode tudo. Pode? Mas um ingresso para partida não vem anexado a uma espécie de "seguro vitória" ou "vale três pontos". Não, o dinheiro não compra isso.

E é justamente o que nos faz amar o esporte, a incerteza do sucesso, a esperança de que a dor da derrota não nos atinja. Mas esses aí não sabem o que é isso. Não são bem torcedores. São só modinhas.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube