PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Algoz do São Paulo e melhor mandante da Série A, Fortaleza mostra sua força

Robson comemora gol contra o São Paulo - LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Robson comemora gol contra o São Paulo Imagem: LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

19/07/2021 11h32

Algoz do São Paulo no sábado, quando venceu o campeão paulista no Morumbi por 1 a 0, o Fortaleza apronta não apenas como visitante (também derrotou o Atlético em Minas Gerais) no campeonato brasileiro. O time cearense é o de melhor aproveitamento como mandante na competição, além de ser equipe que passou mais jogos sem sofrer gol: seis em 12 aparições.

Levantamento feito pelo site Primeira Divisão mostra que o Leão do Pici acumula 16 pontos em 18 possíveis jogando no Castelão, 88,9% de aproveitamento. Marca idêntica à do Palmeiras, mas acima do campeão da Libertadores pelo saldo de gols (11 contra sete). São três vitórias seguidas sem ser vazado, sobre América Mineiro e Corinthians antes dos são-paulinos.

As marcas que Fortaleza vem alcançando fogem de seu histórico na primeira divisão. Em pontos acumulados na Série A, o time é apenas o 24º colocado do ranking, com 260 pontos em 214 partidas. Como ficou muito tempo fora do campeonato da chamada elite, podemos observar o desempenho pelo percentual de aproveitamento, no qual é 17º. Hoje está em 3º lugar!

Apenas em dois dos 12 jogos que fez até aqui o tricolor cearense não foi às redes. Como em seis dos 12 disputados os adversários não marcaram, o Fortaleza é o time que mais vezes deixou o gramado sem tomar gol. O interessante é que o rival, Ceará também vem bem, e alcançou tal feito em cinco ocasiões, como os Atléticos Mineiro e Goianiense.

O time de Juan Pablo Vojvoda possui a melhor defesa do campeonato, ao lado do Flamengo, que tem dois jogos a menos. Nas seis últimas rodadas, apenas Palmeiras e Galo pontuaram mais do que a equipe nordestina, que acumulou 72,2% dos pontos disputados no período. Enquanto muitos desconfiam dos comandados pelo argentino, o Fortaleza pode ir mais longe do que se imagina.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL