Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Com Ceni comandando por telefone, Flamengo vence 1º jogo da série mutilado

Rodrigo Muniz comemora seu gol  - Thiago Ribeiro/AGIF
Rodrigo Muniz comemora seu gol Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

13/06/2021 18h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sem o técnico e cinco jogadores, Flamengo venceu o América no Maracanã (2 a 0) fazendo bom jogo na primeira partida da série mutilado pelas convocações. Rogério Ceni não esteve no jogo devido à COVID-19, mas fez, à distância, toda a preparação, escalação e até instruiu jogadores pelo telefone, como a transmissão da TV mostrou. Pelo mesmo motivo ficou fora Pedro, enquanto Everton Ribeiro, Gabigol, Isla e Arrascaeta estão na Copa América.

Foi o quarto jogo do campeão brasileiro sem levar gol. Sem um centroavante, o vice-campeão mineiro queria levar o jogo sem sofrer gols, não tão preocupado em marcá-los na primeira etapa que teve amplo domínio rubro-negro. Independentemente da escalação, o Flamengo já assimila a forma de jogar, pressionando no campo ofensivo para recuperar a bola de imediato, algo fundamental dentro da proposta de jogo da equipe.

Até que Vitinho roubou a bola, construiu a jogada em veloz transição, tocou a Bruno Henrique, recebeu de volta e lhe ofereceu o gol em ótima assistência. Essa sintonia com o jogo, participando de maneira ativa, é o que inúmeras vezes falta ao camisa 11 e gera queixas de torcedores.

No segundo tempo Michael passou a ser mais lembrado pelos companheiros e fez algumas boas jogadas. Na melhor delas, cruzou e Rodrigo Muniz ajeitou, mas Bruno Henrique furou na pequena área. O América voltou do intervalo com Ribamar na posição de centroavante, isolado, mas pouco acionado.

O domínio do time carioca não se traduzia no placar, até que Muniz ampliou. Um bonito gol. Bola de Filipe Luís a Vitinho que acionou o atacante, ele girou em cima de Eduardo Bauermann e chutou cruzado, 2 a 0. João Gomes entrou no lugar de Vitinho na primeira substituição na equipe da casa, enquanto Lisca fazia quatro mudanças no time americano, que perdeu sua melhor chance aos 34 minutos do segundo tempo.

Gérson, que se despedirá do Flamengo no dia 23, contra o Fortaleza, para se apresentar ao Olympique de Marselha, fez boa partida, interessado, independentemente da sua negociação. Tentou o gol, mandou uma bola no travessão e em outra parou no goleiro. Mas ainda terá novas oportunidades.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube