Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Sem grandes talentos de outros tempos, Brasil de Tite "pede" mais conjunto

Neymar contra o Equador: único craque  - Buda Mendes/Getty Images
Neymar contra o Equador: único craque Imagem: Buda Mendes/Getty Images

04/06/2021 23h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira que venceu o Equador (2 a 0) na noite de sexta-feira é um time de bons e ótimos jogadores com um craque que está longe de seu melhor momento. Essa foi uma das razões pela quais vimos o time treinado por Tite esbarrar diante de um adversário que sequer finalizou na direção do gol.

O gol de Richarlison aos 21 minutos do segundo tempo, com falha do goleiro Dominguez, abriu caminho para a vitória. Bola roubada no ataque por Paquetá, que subiu de produção com a saída de Fred e seu recuo para função que fez na maior parte da temporada pelo Lyon; e assistência de Neymar, 1 a 0.

Neymar, de penal, com VAR, fechou o placar batendo duas vezes. Era o segundo pênalti seguido perdido por ele, que desperdiçou na partida contra o Brest, pela última rodada do campeonato francês. Mas o árbitro de vídeo entrou novamente em ação, corretamente, e na segunda chance o camisa 10 marcou.

Mas até o primeiro gol a dificuldade era grande. Em parte porque o jogo coletivo da equipe passa longe do ideal, algo óbvio para uma seleção que voltou a jogar após 199 dias. E não há fatura de talento como em momentos do passado.

Ficaram para trás os tempos nos quais o time não era bem treinado, mas sobravam jogadores acima da média. Que resolviam, inclusive em momentos críticos.

Para que a seleção brasileira jogue o que (sempre) dela se espera, Tite terá que aproveitar muito bem os momentos nos quais tiver os atletas à disposição. Se ele seguir na CBF, claro.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube