PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar Pereira

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Superliga de clubes europeus reflete sociedade: ganância até na pandemia

12 gigantes europeus estariam criando uma Superliga e poderiam deixar a Champions - GettyImages
12 gigantes europeus estariam criando uma Superliga e poderiam deixar a Champions Imagem: GettyImages
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

19/04/2021 04h00

Quantas grandes empresas de diferentes setores estão aproveitando a pandemia para ampliar seus negócios, sufocar as menores, eventualmente levá-las à falência ou incorporá-las?

Quantos empresários agem nos bastidores, ou nem mesmo tão discretamente, para vacinar seus empregados e retomar ao trabalho antes, sufocando os que não têm como fazer o mesmo?

Quantos políticos usam a pandemia para mirar as próximas eleições, associando suas imagens a feitos que possam cativar parte do eleitorado, colocando as urnas à frente de tudo?

Sim, esse é o estrato social do momento, em boa parte do mundo, alterado em seu funcionamento pelo surgimento do novo coronavírus. Solidariedade e união perdem para a ganância.

Assim, um grupo de clubes europeus ricos se reúnem e resolvem criar seu "Clube do Bolinha", jogando entre eles, multiplicando o faturamento e esmagando os demais, os menores.

O futebol segue refletindo os movimentos da sociedade, mas como a visibilidade do esporte é maior do que nos demais segmentos econômicos, talvez possa ser feito algo contra essa sacanagem.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL