Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Sem alicerce da zaga, Inter duela por título com Flamengo sob mesma ameaça

O árbitro Flávio Rodrigues analisa o VAR no pênalti para o Vasco e contra o Internacional - Max Peixoto/Estadão Conteúdo
O árbitro Flávio Rodrigues analisa o VAR no pênalti para o Vasco e contra o Internacional Imagem: Max Peixoto/Estadão Conteúdo

21/02/2021 03h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A equivocada marcação de pênalti contra o Internacional na vitória sobre o Vasco, domingo passado, em São Januário, gerou um injusto e pesado desfalque no time de Abel Braga para o jogo decisivo diante do Flamengo. Victor Cuesta recebeu cartão amarelo e não estará em campo no duelo marcado para o Maracanã, às 16 horas.

Por contusão, do lado rubro-negro também poderá haver um importante desfalque, Willian Arão. Transformado em zagueiro pelo técnico Rogério Ceni, tem estatísticas positivas atuando na posição, como mostra o levantamento feito pelo SofaScore. O time carioca leva menos gols com ele na retaguarda.

Victor Cuesta: sem ele números do Inter caem - SofaScore - SofaScore
Victor Cuesta: sem ele números do Inter caem
Imagem: SofaScore

Cuesta, por sua vez, presença assídua na defesa colorada (foi titular em 34 dos 36 jogos do seu time no atual campeonato brasileiro), tem números excelentes. Se com ele a equipe fatura quase 67% dos pontos disputados, quando está ausente o índice despenca para menos de 17%. O Inter leva mais gols, permite mais finalizações dos adversários e sempre foi vazado quando o argentino não foi a campo.

Arão na zaga ajudou a elevar o aproveitamento de pontos do Flamengo, que reduziu o índice de tentos sofridos, assim como diminuiu o número de arremates contra sua meta. O time passou a exigir mais finalizações dos oponentes para irem às redes e ampliou seu percentual de pelejas sem ser vazado com o volante como zagueiro.

Arão na zaga melhorou as estatísticas do Flamengo - SofaScore - SofaScore
Arão na zaga melhorou as estatísticas do Flamengo
Imagem: SofaScore

Se reunir condições já que foi relacionado, ele deverá formar a dupla de zagueiros com Rodrigo Caio, apesar do forte jogo aéreo do time gaúcho, mesmo sem Cuesta, presença frequente no ataque em jogadas de bola parada. Caso fique de fora, Gustavo Henrique, o mais alto atleta do elenco para a posição, será escalado. No Internacional, a zaga deverá ser formada por Lucas Ribeiro (22 anos, 11 jogos, nove como titular na Série A 2020) e Zé Gabriel (22 de idade, 21 aparições no campeonato, sendo 16 como titular).

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube