Topo

Mauro Cezar Pereira

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Abel Braga e Rogério Ceni têm campanhas quase idênticas com Inter e Fla

Rogério Ceni: bom momento no Flamengo - Alexandre Vidal / CRF
Rogério Ceni: bom momento no Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / CRF

15/02/2021 14h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Abel Braga e Rogério Ceni têm empate técnico em suas campanhas no Campeonato Brasileiro. Levantamento feito pelo SofaScore mostra que as estatísticas dos treinadores que duelam pelo título são muito próximas, sendo que eles comandaram seus times atuais pelo menos número de partidas.

No atual certame, Abel e Ceni têm 16 jogos, cada, respectivamente com Internacional e Flamengo. O aproveitamento de pontos é rigorosamente o mesmo, 68,7%, com o ataque do time carioca produzindo quatro gols a mais e a defesa gaúcha sofrendo um tento a menos no comparativo.

Abel e Ceni: números próximos - Estatísticas: SofaScore - Estatísticas: SofaScore
Abel Braga e Rogério Ceni: números próximos
Imagem: Estatísticas: SofaScore

O grande diferencial a favor do Inter, que explica em parte a liderança do certame, está na conversão de grandes oportunidades. A equipe de Abel cria menos, mas aproveita mais de metade, enquanto a de Ceni não chega a transformar em gols sequer um terço das claras situações que produz.

Abel Braga comanda o Inter de olho na disputa pelo título do Brasileiro - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Abel Braga comandou o Inter pelo mesmo número de jogos de Rogério Ceni no Flamengo na Série A
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

A defesa colorada também tem um índice melhor. Seus adversários precisam finalizar mais para chegar às redes. E o ataque do líder da Série A depende de um menor número de arremates para fazer um gol.

Sim, as duas propostas de jogos são distintas. O Inter é reativo, em praticamente em todas as partidas possui menor posse de bola e define rapidamente as jogadas. Já o Flamengo pressiona fazendo questão de ter a pelota. Apesar disso, os dois candidatos ao título têm semelhanças que as estatísticas mostram de forma inequívoca.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube