Topo

Mauro Cezar Pereira

Palmeiras conquista Libertadores em final fraca que teve Cucabol com os pés

30/01/2021 19h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Cucabol, estilo de jogo que levou o Palmeiras ao título brasileiro de 2016, tinha como uma das mais marcantes características o arremesso lateral na área adversária. Jogada que em quase 100% das vezes não dá em nada. Foram várias na final no Maracanã, duas nos dois primeiros minutos, uma para cada lado.

Jogo fraco no qual os goleiros praticamente não trabalharam e decidido por Breno Lopes, que saiu do banco para cabecear livre diante da passividade de Pará, que deveria marcá-lo, dando o segundo título do certame aos palmeirenses. Detalhe: o cruzamento foi feito com os pés, um dos 33 ao longo da peleja.

Veja o gol do título do Palmeiras, marcado por Breno Lopes

O primeiro tempo foi fraco, fraquíssimo, horroroso mesmo. Nem o calor no Maracanã servia de desculpa para um Santos inofensivo diante de Palmeiras jogando basicamente na ligação direta e bola parada. Nenhuma finalização no alvo nos primeiros 45 minutos e três inúteis laterais arremessados na área adversária, dois com Marcos Rocha, um pelas mãos de Felipe Jonathan.

Semelhanças entre o trabalho desenvolvido por Jorge Jesus em 2019 e o que faz Abel Ferreira no Palmeiras? Nenhuma. São propostas de jogo totalmente diferentes. Em comum a nacionalidade de ambos, portugueses, e os títulos da Libertadores, conquistados de maneiras distintas, com estios mais antagônicos do que minimamente próximos.

Nada muito diferente na segunda etapa, quando o Santos finalmente chutou uma bola no alvo, mas nada especial de lado a lado. Nos instantes finais, Cuca reteve a bola que caiu na área técnica e se embolou com Marco Rocha, que tentava bater um lateral (na área?). Foi expulso. Logo após a confusão, Rony, em má jornada, cruzou para o gol do título.

Nada mais aleatório e natural como uma final fraca e que simboliza o futebol praticado na pandemia. De qualquer forma, parabéns ao Palmeiras, campeão com Cucabol feito com os pés.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube