PUBLICIDADE
Topo

Mauro Cezar Pereira

Há 10 rodadas no "Z4", Botafogo tem média de rebaixado até na Argentina

Talles celebra gol do Vasco no Botafogo - Thiago Ribeiro/AGIF
Talles celebra gol do Vasco no Botafogo Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

16/01/2021 04h00

Ameaçado pelo terceiro rebaixamento em sua história no Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem uma das piores campanhas no que seria o "Promédio" brasileiro. O site Primeira Divisão fez uma simulação inspirada no método utilizado pelo futebol argentino para definir quem cai, ou seja, a média de pontos nas três últimas temporadas. E até nela o time do Rio de Janeiro tem vaga no "Z4".

Classificação pela média dos três últimos anos, como na Argentina - Reprodução/PrimeiraDivisão.com - Reprodução/PrimeiraDivisão.com
Classificação pela média dos três últimos anos, como ocorre no futebol da Argentina
Imagem: Reprodução/PrimeiraDivisão.com

Nesse cálculo, os botafoguenses ficam à frente apenas de dois times que vieram da segunda divisão em 2020, o Sport Recife e o Coritiba, no momento, último colocado na Série A. Com apenas 0,01 de vantagem sobre o rubro-negro pernambucano, o alvinegro carioca pode descer mais um degrau nessa tabela a qualquer rodada. O time perdeu nove dos últimos dez jogos e só venceu o lanterna no período.

Esses números confirmam aquilo que o torcedor do Botafogo sabe melhor do que ninguém: o time flerta com a segundona há dois anos. São duas péssimas temporadas depois da boa campanha em 2017, quando fechou a 38ª rodada como 10º colocado, chegou às quartas de final da Libertadores e à semi na Copa do Brasil. Em 2018, pegou um nono lugar, mas em 2019 a equipe ficou em 15º. O time está na zona do rebaixamento há dez rodadas.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Inscreva-se no Canal Mauro Cezar no YouTube