PUBLICIDADE
Topo

Coluna

Mauro Cezar Pereira


São Paulo enfrenta o Corinthians e fraco retrospecto em clássicos paulistas

São Paulo (vermelho) e Ponte (cinza) contra os outros três grandes paulistas desde 2010 - Reprodução
São Paulo (vermelho) e Ponte (cinza) contra os outros três grandes paulistas desde 2010 Imagem: Reprodução
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

14/02/2020 19h23

Classificação e Jogos

Em 110 clássicos disputados desde 2010 contra seus três maiores rivais no Estado, o São Paulo obteve aproveitamento de 33,64%. No mesmo período a Ponte Preta enfrentou Corinthians, Palmeiras e Santos 67 vezes, com resultado superior ao dos tricolores, 41,79%. O levantamento é de Alexandre Giesbrecht, do site Jogos do São Paulo.

Atuando no Morumbi contra esses três adversários, os são-paulinos têm 50% de aproveitamento, enquanto a Macaca, no Moisés Lucarelli, soma 54,9%. Fora, os são-paulinos são péssimos nesses clássicos desde 2010: 18,71%, enquanto a equipe de Campinas registra índice de 28,28% contra corintianos, palmeirenses e santistas.

Nos duelos de mata-mata, o São Paulo tem desempenho que chega a ser constrangedor ante o trio: 15,79% de aproveitamento, 20% em casa e apenas 8,33% sai para atuar no campo do oponente. Já a Ponte Preta nesses duelos eliminatórios acumula números superiores, 33,3% no geral, 50% em seus domínios e 22.22% fora.

Fágner e Pato deverão se reencontrar no Morumbi neste sábado pelo Estadual -
Fágner e Pato deverão se reencontrar no Morumbi neste sábado pelo Estadual
Com Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, na presidência, os tricolores têm 29,93% de sucesso nos clássicos e os pontepretanos somam 36,65%. Já em casa, o São Paulo ganha da Ponte no período do atual mandatário: 50,79% contra 47.06%, mas fora, o São Paulo tem 13,58% e o time campineiro 23,81.

Neste sábado o São Paulo receberá o Corinthians, às 19 horas, no Morumbi. O velho rival vem de uma precoce eliminação da Libertadores na primeira fase preliminar, desclassificado pelo Guaraní do Paraguai, como os tricolores no ano passado, superados pelo Talleres, de Cordoba, Argentina.

Mauro Cezar Pereira