Topo

Casagrande

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Joelinton se reinventa, brilha no Newcastle e chega à seleção brasileira

Joelinton se destacou no Newcastle e chegou à seleção brasileira - Luke Walker/Getty Images
Joelinton se destacou no Newcastle e chegou à seleção brasileira Imagem: Luke Walker/Getty Images

Colunista do UOL

13/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira jogará no próximo sábado, dia 17, em Barcelona, contra a seleção da Guiné. Entre os convocados, há um jogador que quero destacar: Joelinton, do Newcastle, que atualmente joga no meio-campo e foi convocado por essa posição.

Joelinton começou como centroavante, por ser alto, bater bem na bola e ser muito forte fisicamente, o que tornava muito difícil de ser marcado. Ele é de Pernambuco e começou a jogar no Sport de Recife. Suas qualidades chamaram a atenção do futebol europeu, e com apenas 18 anos foi contratado pelo time alemão Hoffenheim. Depois, foi emprestado para a Áustria, onde jogou no Rapid Viena, para depois voltar para a Alemanha e finalmente chegar à Inglaterra, em 2019, para jogar no Newcastle, onde está até agora.

Na época, ele foi a contratação mais cara da história do time inglês, mas as coisas não estavam sendo fáceis e ele encontrava dificuldade para fazer gols. Mas, em 2021, chegou o treinador Edir Howe, que mudou sua posição de centroavante para segundo volante, e aí tudo mudou para melhor. Joelinton começou a jogar de frente para o campo, demonstrando ser forte na marcação, mas por vir do ataque mostrou ter uma saída rápida, com bons passes, e o melhor: usou seu conhecimento da área para se especializar nas infiltrações surpresa.

Sua força física começou a fazer mais diferença no meio do que atacando. Sendo um jogador inteligente e de frente para o campo, mostrou outras qualidades, como a criatividade e as arrancadas com suas passadas largas, sendo difícil de ser marcado. As coisas melhoraram bastante para Joelinton com a chegada do também brasileiro Bruno Guimarães, como ele mesmo reconheceu.

Joelinton tem apenas 26 anos, mas com muita experiência internacional, e no próximo ano estará na Champions League com o Newcastle. Fez uma Premier League espetacular junto com seu time. Conversei um pouco com o treinador Ramon Menezes, que me disse que é impressionante a força física que ele tem, assim como a facilidade de jogar em pelo menos três posições: atacante, segundo volante e ponta. Por essa versatilidade, está sendo muito valorizado no futebol europeu e obviamente chegando com mérito a ter essa chance na seleção brasileira.

Eu particularmente acompanho muito a Premier League e vi Joelinton fazer partidas excepcionais, sendo um dos grandes responsáveis por essa ótima temporada do seu clube. Durante essa temporada, escrevi algumas vezes sobre ele destacando que poderia ter uma chance nessa reformulação da seleção brasileira.

Todos os testes são válidos para se encontrar um novo grupo para a próxima Copa do Mundo. O grande problema é que ainda não temos um novo treinador e não sabemos se esses testes serão levados em consideração por quem assumir o cargo. Mas um jogador como Joelinton pode ser muito útil nessa nova caminhada até a Copa exatamente por ser um jogador versátil.