Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A Copa do Brasil e o charme das viagens pelos quatro cantos do país

Taça da Copa do Brasil - Thiago Ribeiro/AGIF
Taça da Copa do Brasil Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

29/03/2023 16h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Minha vida é andar por esse país
Pra ver se um dia descanso feliz
Guardando as recordações das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei"
(Luiz Gonzaga e Hervé Cordovil)

Esse é um trecho da música "A Vida do Viajante", que representa muito bem como é a charmosa Copa do Brasil. Acabei de assistir ao sorteio dos confrontos da terceira fase da competição e acho um barato essa viagem pelo país.

Estados e algumas cidades que não recebem os grandes clubes brasileiros há muito tempo ou que nunca receberam vão viver uma euforia, porque poderão ver de perto os principais jogadores que temos por aqui.

Vou começar no Norte, mais especificamente pelo Pará, que vai receber Fluminense e Corinthians em jogos contra os dois maiores clubes do estado. Paysandu e Remo, respectivamente, jogarão contra os times do Cano e Fábio e do Renato Augusto e Cássio.

Podem esperar muita dificuldade quando o jogo for na belíssima cidade de Belém, com os estádios totalmente lotados e com um calor absurdo, fora a distância da região Sudeste para a Norte.

Mas temos ainda em Marabá o confronto entre o Águia e o Fortaleza, que sem dúvida é a sensação do futebol brasileiro nas últimas temporadas.

O time do ótimo treinador Juan Pablo Vojvoda é melhor que muitos times mais tradicionais. Será um grande evento na cidade e esse é o charme dessa competição.

Teoricamente nenhum time considerado grande corre risco de eliminação, mas chamo a atenção para o São Paulo, que enfrenta o Ituano - o time de Itú disputou a semifinal do Paulista e não vejo o Tricolor muito favorito nesse jogo.

Santos x Botafogo-SP também considero um confronto preocupante, porque o time santista ainda não se acertou. São dois anos que não se classifica para as finais do Campeonato Paulista, e jogará contra uma equipe já acostumada com esse confronto. E jogar no estádio Santa Cruz, na bela Ribeirão Preto, não é nada fácil.

Em todos os outros confrontos não vejo nenhum claramente tão perigoso para os times da Série A. Mas alguns serão bem equilibrados. Como, por exemplo, Coritiba x Sport.

Eu acho que será a disputa mais complicada, porque mesmo o time paranaense estando na Série A, tem pouquíssima diferença entre ele e o time pernambucano.

São dois times que faz tempo não respondem como já fizeram no passado por serem considerados grandes. E é por isso que acho que não tem um favorito.

Cruzeiro x Náutico também acho que será um confronto igual, assim como não vejo um jogo tranquilo para o Bahia contra o Volta Redonda.

Outra partida que acho parecida é Botafogo x Ypiranga, porque o time gaúcho foi à semifinal do Estadual e só foi eliminado nos pênaltis pelo Grêmio, e o carioca não chegou nem à semifinal.

Agora os três times mais fortes do país - Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG (que enfrentará o Brasil de Pelotas) - dificilmente serão surpreendidos nessa fase.

Assim como nos confrontos Grêmio x ABC, Internacional x CSA, América-MG x Nova Iguaçu e Athletico x CRB, em que considero os times da Série A bem favoritos para irem adiante.

É claro que agora começam a acontecer jogos de campeonatos simultâneos - Brasileiro, Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil. Nesse momento, os treinadores começam a priorizar os torneios e jogar com equipes reservas ou mistas para poupar os principais jogadores.

Nesse vácuo, às vezes acontece alguma zebra. Mas, nesse sorteio, são poucas as chances disso acontecer.