Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras precisa se mexer para não perder de vista o forte Flamengo

Gustavo Scarpa e Danilo em partida do Brasileirão 2022. - Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF
Gustavo Scarpa e Danilo em partida do Brasileirão 2022. Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras precisa se mexer urgentemente, porque ficou claro que sem o Danilo, o time perde a dinâmica do jogo.

Perde o cara que roubava a bola e saía para o jogo, tornando-se um homem a mais no ataque palmeirense.

Ele também era sempre incumbido de marcar o melhor meio-campista adversário, e fazia isso de uma maneira espetacular, porque era incansável e tomava mais a bola do que cometia faltas.

Essas características não existem com facilidade, e o Palmeiras não tem um cara nem perto disso no seu elenco para manter o ritmo que alcançou nos últimos anos.

Não estou desmerecendo os outros, mas mostrando a deficiência que se apresentou na primeira partida.

Sem o Danilo, o meio-campo ficou mais preso e lento para chegar ao ataque.

Na realidade, o Abel está com mais dois problemas no time.

Substituir o Scarpa, que foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro do ano passado, também não será uma tarefa simples.
E acho que o esquema que o Abel usará será um 4-4-2: Zé Rafael e alguém como volantes, Raphael Veiga e alguém na armação, e no ataque haverá Rony e Dudu.

Por que digo isso?

Primeiro, falando sobre o Endrick: considero um jogador muito interessante, acima da média nas categorias de base, forte fisicamente e tenho uma grande expectativa no seu futuro. Mas tenho uma outra visão sobre o garoto.

Ele está sendo muito cobrado para render nos profissionais o que rendeu na base.

No domingo não foi bem e deu uma entrevista dizendo que precisa mostrar mais, mas ele só tem 16 anos e não precisa e nem deve se preocupar com isso.

Há uma diferença enorme entre a base e o profissional, e não é no talento — porque isso o Endrick tem bastante —, mas sim na falta de experiência.

Ele enfrentará zagueiros que são profissionais há anos. Muitos já jogaram fora do país e disputam esses campeonatos faz tempo. São atletas que sabem bater, usar o corpo, diminuir o espaço, se posicionar bem, e isso tudo um garoto de 16 anos leva um prazo para adquirir.

Eu concordo que ele já não deveria jogar na base pela qualidade mostrada, mas todos devem ir com calma nas cobranças.

O Abel Ferreira sabe muito bem como trabalhar com ele e conhece mais do que ninguém as necessidades do garoto.

Foi a primeira rodada do campeonato, e a bola ainda vai rolar por mais uns cinco jogos até que todos os jogadores soltem a musculatura, reduzindo o desgaste em todas equipes.

Mas no caso específico do Palmeiras, é preciso corrigir rapidamente a saída do Danilo.

Estão falando do ex-volante do Grêmio e atualmente do Sassuolo, Matheus Henrique, que demonstra ter um estilo parecido e talvez seja até mais agressivo na hora de atacar.

Não rouba tantas bolas como o Danilo, mas marca bem e sai para o jogo.

Acredito que consiga manter a dinâmica que o Danilo impunha.

Para competir com o Flamengo, que tem um time pronto, forte, entrosado e fortalecido com a chegada do Gerson, será necessário um fato novo no elenco e no time.

Depende ainda do rendimento do Bruno Tabata, que veio já para suprir a ausência do Scarpa — que assinou pré-contrato com o Nottingham Forrest desde o ano passado.

Se ele conseguir, com o seu estilo, dar essa criatividade junto com o Veiga e com o Matheus Henrique ao lado do Zé Rafael, acho que poderá funcionar bem no caso de quarto no meio e Dudu e Rony na frente.

Na posição de centroavante, Abel irá testar e dar chances para o Flaco López e para o garoto Endrick, que irá jogar muitas partidas nesse Paulistão.

Mesmo assim, o Palmeiras é muito forte e entra como um dos favoritos nas competições que irá disputar este ano: Paulista, Copa do Brasil, Libertadores e o Brasileiro. Mas tem que se mexer se quiser bater de frente com o fortíssimo time da Gávea.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Gustavo Scarpa não foi vendido ao Nottingham Forrest, ele assinou um pré-contrato com o clube inglês. O erro foi corrigido.
Diferentemente do que foi publicado no texto, Matheus Henrique joga no Sassuolo, e não no Porto. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL