Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A Copa perde Mané, e o Brasil acompanha a lista de convocação dos golpistas

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os treinadores já fizeram as convocações para a Copa do Qatar, mas muitas seleções não terão jogadores importantes por causa de contusões. E, sem dúvida, a ausência mais injusta e sentida será a de Sadio Mané.

Infelizmente, essa Copa não está com nada mesmo.

Mané ganhou tudo com a seleção do Senegal, sendo o protagonista. E, em um país que não respeita os direitos humanos como o Qatar, ele seria o contraponto desse desespero.

O futebol nunca perdeu tanto numa Copa como dessa vez.

A Copa já teve esses azar duas vezes, em 1962 e em 1966, com contusões do Rei Pelé. Mas, pelo menos, ele já tinha jogado em algumas partidas.

E, em 1962, o mundo viu o total protagonismo de Mané Garrincha. Em 1966, foi a vez de Eusébio chamar a atenção, apesar de a Inglaterra ter sido a campeã.

Agora não teremos como aplaudir Sadio Mané. Que além de craque na bola, luta pelas crianças do seu país.

Bom, mas voltando aos convocados aqui no Brasil. Saiu uma lista, ainda incompleta, dos empresários que financiaram com fortunas a campanha do candidato derrotado nas urnas.

Mas até aí tudo bem. O problema é que esses golpistas estão bancando também os atos antidemocráticos e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, decretou o bloqueio das contas bancárias dessa turma que boicota a democracia brasileira.

Apesar de ser ainda provisória, a lista já é longa, formada por gente que precisava da vitória do desprezível presidente para continuarem impunes.

Mas estão vendo que a casa caiu, e vai continuar caindo, principalmente para o clã Bolsonaro.

A cada dia saem números dos gastos que Jair Bolsonaro fez. E são assustadores. Ele e seus assessores gastaram R$ 3,5 milhões em petiscos e alimentos para o avião presidencial.

É uma turma de bandidos da pior qualidade. Enquanto diminuem as verbas da saúde, da educação, das merendas escolares e do tratamento do câncer, esses canalhas gastaram uma fortuna em petiscos.

Além de ser o pior presidente da história, Jair Bolsonaro será também lembrado como o líder que criou o maior rombo e o maior escândalo de corrupção da história do Brasil.

Seus "jogadores" não irão para a Copa do Qatar, mas talvez joguem o campeonato interno de um dos presídios lá do Rio. E vão chegar com o time pronto.

Esse desgoverno depenou o Brasil com petiscos, Viagra e viagens, com passeios de motos, de jet ski, fora os esquemas de rachadinhas e o cartão corporativo, que está "momentaneamente" em sigilo de 100 anos.

Vamos ficar esperando porque até a estreia do Brasil na Copa, contra a Sérvia, na quinta-feira (24), essa lista tende a aumentar muito. E, antes do dia 31 de dezembro, haverá um tráfego aéreo enorme com tentativas de fuga do país.

A "pistoleira de São Paulo", Carla Zambelli, fugiu logo depois das eleições. E como a covardia é uma das principais características bolsonaristas, ela depôs à Procuradoria-Geral da República por vídeochamada.

Duas perguntas para a "senhora pistoleira": por que fugiu, se não fez nada de errado? Por que não se apresentou à PGR presencialmente para depor, se não teme nada, como falou?

Enquanto a seleção brasileira treina e o Tite começa a definir o time da estreia na Copa, muitos faladores aqui no Brasil se calaram e sumiram. Alguém sabe por onde andam Jair, Michelle, Flávio, Eduardo, Carlos, Jair Renan, Damares, Queiroz, Daniel Silveira? Estão quietinhos...

Será que estão brincando de esconde-esconde? Será que estão planejando uma fuga tipo Clint Eastwood no filme "A fuga de Alcatraz"? Ou uma como a do filme "Expresso da meia-noite"?

De qualquer maneira, todos esses farão parte de uma lista de possíveis criminosos que serão investigados a fundo pela Justiça.

Bom, mas como o espaço aqui é de futebol, darei a escalação que eu gostaria que fosse titular na estreia do Brasil na Copa — mas que aposto que não será: Alisson; Danilo, Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Paquetá e Neymar; Rodrygo, Pedro e Vinicius Jr.

  • O Esquenta da Copa reúne colunistas e repórteres para comentar as estratégias de Tite nos treinos, amistoso de Portugal sem CR7 e mais notícias. Assista:

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, a estreia do Brasil na Copa é na próxima quinta-feira (24), e não na quarta-feira (23).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL