Topo

Cruzeiro busca garçom, mas lateral vai bem e supera D'Ale, Ganso e Dátolo

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

27/05/2015 06h00

A diretoria do Cruzeiro disse à torcida que contrataria um reforço para o setor de criação visando os confrontos válidos pelas oitavas e quartas de final da Copa Libertadores da América. A promessa, contudo, não foi cumprida e outro jogador tem dado conta do recado na competição internacional. O curioso é que o atleta não atua como meio-campista, mas, sim, como lateral direito.

Mayke é a peça mais importante do elenco na articulação de jogadas. Principal garçom do plantel comandado por Marcelo Oliveira na competição internacional, o camisa 22 se responsabiliza por três assistências e passes para outras 15 finalizações. Os dados superam os de renomados meias de times brasileiros, como Paulo Henrique Ganso, D’Alessandro e Dátolo.

O camisa 10 do São Paulo disputou oito partidas no torneio e deu 14 passes para finalizações apenas. O principal apoiador do Internacional deu nove passes para conclusões, sendo que somente uma foi convertida. E o argentino do Atlético-MG se responsabilizou por 15 passes para chutes.

O único articulador de um clube brasileiro que supera o jovem Mayke é do Corinthians. Jadson reúne números excelentes durante a participação de sua equipe na Libertadores. O meia-atacante deu 27 toques que acarretaram em finalizações e três deles resultaram em gol.

Questionado sobre as assistências para gols e finalizações com a camisa do Cruzeiro, o lateral direito não escondeu a sua satisfação e revelou que esta é uma característica que o acompanha desde as divisões inferiores do clube.

“Fico feliz por perceber que estou ajudando a equipe e me destacando em algumas estatísticas. Entro em campo com o pensamento de me doar ao máximo para que o Cruzeiro vença sempre. Se der para ajudar com assistências e gols, melhor ainda. Desde a época de base, sempre gostei de atacar, participar da criação das jogadas. Hoje posso dizer que é um dos meus pontos fortes”, afirmou ao UOL Esporte.

“Mas é preciso saber ter equilíbrio. Temos enfrentado adversários muito perigosos e a atenção redobrada na defesa é importantíssima”, acrescentou.

Nesta quarta-feira, às 22h, diante do River Plate, no Mineirão, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, Mayke será a principal esperança do Cruzeiro para sair com um triunfo e a consequente classificação para a semifinal.

Ficha técnica
Cruzeiro x River Plate

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26/5/2015 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Wilson Berrio (Colômbia) e Alexander Guzman (Colômbia)

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Eugenio Mena; Willians, Henrique, De Arrascaeta e Willian; Marquinhos e Leandro Damião.
Técnico: Marcelo Oliveira.

River Plate
Marcelo Barovero; Emanuel Mammana, Jonatan Maidana, Ramiro Funes Mori e Leonel Vangioni; Carlos Sánchez, Matías Kranevitter, Leonardo Ponzio e Leonardo Pisculichi; Rodrigo Mora e Teófilo Gutiérrez.
Técnico: Marcelo Gallardo.