Topo

Clássico de Manchester deve bater recorde de sul-americanos na Inglaterra

Argentino Aguero, do City, é uma das atrações sul-americanas do clássico de Manchester  - PHIL NOBLE / REUTERS
Argentino Aguero, do City, é uma das atrações sul-americanas do clássico de Manchester Imagem: PHIL NOBLE / REUTERS

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 15h08

Mais uma página de uma das rivalidades mais quentes da Inglaterra será escrita no domingo, quando City e United se enfrentam pela 10ª rodada da Premier League. Esta edição do clássico de Manchester pode entrar para a história com o recorde de jogadores sul-americanos envolvidos, sendo três deles brasileiros.

Ao todo, dez atletas da América do Sul devem ser relacionados para a partida, em número que já conta a baixa da Radamel Falcao García. O colombiano se recupera de um problema físico sofrido em um treino do United na última semana.

Atualmente, o recorde de sul-americanos envolvidos em uma partida da Premier League é de oito atletas, registrado na partida entre United e Queens Park Rangers, nesta temporada. Por sua vez, o duelo City x Tottenham de 2013 segue como o jogo com mais jogadores da América do Sul escalados desde o início, com sete titulares.

A expectativa é que o volante brasileiro Fernando comece a partida do lado do City, que joga em casa, com o compatriota Fernandinho no banco de reservas. Por sua vez, o United deve ir a campo com o lateral Rafael.

Comandado pelo chileno Manuel Pellegrini, o City também deve começar com três argentinos em campo: Zabaleta, Demichelis e Aguero. Já o goleiro Caballero, também da Argentina, figurará na reserva.

Do lado vermelho do clássico, além de Rafael, o United deve usar os argentinos Rojo e Dí Maria desde o começo. No banco, ainda terá o equatoriano Valencia à disposição.

Com o tempero sul-americano, o clássico apresenta uma nova feição, em relação à realidade das últimas décadas. O City é o atual campeão inglês e vem de duas conquistas em três temporadas. Hoje, desfruta de um status de supremacia em relação ao tradicional adversário, que vem de uma temporada de frustração, em reconstrução após a era-Alex Ferguson.

Após nove rodadas disputadas, o City ocupa a 3ª colocação, com 17 pontos, seis a menos do que o líder Chelsea. Já o rival United é apenas o 8º colocado, com 13 pontos.

Tabela à parte, como qualquer clássico entre rivais da mesma cidade, a tensão toma conta dos envolvidos nos dias de véspera, como atesta o técnico Louis van Gaal, um estreante do dérbi.

"Esse é o maior clássico em que eu já trabalhei. Temos 38 partidas no campeonato, mas para os fãs (este jogo) é incrivelmente grande como rivalidade. Eu senti isso em muitos jogadores do elenco, especialmente em Ryan Giggs [ex-jogador, atual auxiliar do United]. Quando apresentei a análise do City, senti mais tensão dele. É bom de ver", comentou o treinador holandês.

O clássico de Manchester entre City e United se enfrentam neste domingo, às 11h30 (de Brasília), com transmissão do Placar UOL.