Topo

NFL terá rodízio de narradores para substituir Everaldo Marques na ESPN

Jogadores de Houston Texans e Kansas City Chiefs na rodada de abertura da temporada da NFL - Jamie Squire/Getty Images
Jogadores de Houston Texans e Kansas City Chiefs na rodada de abertura da temporada da NFL Imagem: Jamie Squire/Getty Images

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/09/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Temporada 2020 da NFL terá mudanças na transmissão na TV fechada
  • Disney decidiu compartilhar temporada e ESPN e Fox Sports exibirão jogos da liga
  • Fox Sports terá equipe da ESPN na transmissão de uma partida por rodada
  • ESPN não definirá substituto fixo para o lugar deixado por Everaldo Marques

O fã brasileiro de NFL acostumou-se nos últimos anos a acompanhar a principal liga de futebol americano somente nos canais ESPN na TV por assinatura e sempre com a voz marcante do narrador Everaldo Marques nos principais jogos da temporada, incluindo o aguardado Super Bowl, realizado sempre no começo de fevereiro para definir o campeão da liga. A temporada 2020, porém, chega com mudanças importantes.

Com a fusão dos canais ESPN e Fox Sports, este último comprado pela Disney, a matriz definiu que pelo menos um jogo de cada uma das 17 rodadas da temporada regular será exibido no Fox Sports 1. Foi definida também a integração da equipe de narradores e comentaristas, que será usada nos dois canais.

Além da TV fechada, o NFL Game Pass seguirá transmitindo todas as partidas no streaming.

Na semana 1, o duelo escolhido para estrear no Fox Sports é Arizona Cardinals x San Francisco 49ers, time derrotado pelo Kansas City Chiefs no Super Bowl 54, no domingo (13). A transmissão contará com o narrador Matheus Suman e comentarista de Weinny Eirado.

A ideia é exibir sempre um jogo da tarde de domingo no canal co-irmão, deixando na ESPN os jogos de horário nobre nas noites de quinta, domingo e segunda.

No entanto, o UOL Esporte apurou que apenas narradores e comentaristas originalmente da ESPN atuarão nas transmissões do novo canal do grupo em um primeiro momento. Segundo informações obtidas, o Fox Sports tem profissionais muito focados em transmissões de futebol e com pouca vivência no futebol americano, que tem regras bastante específicas e conta com um público cativo, o que pode inibir grandes mudanças logo de cara.

Assim, o time de narradores e comentaristas será o mesmo para os jogos transmitidos nos dois canais. E é aqui que o fã do esporte da bola oval sentirá a principal mudança para a temporada 2020.

Será a primeira temporada sem Everaldo Marques, narrador que ganhou muita notoriedade ao formar a principal dupla na ESPN ao lado do comentarista Paulo Antunes. Os dois dividiam as transmissões dos principais jogos da temporada regular e playoffs e, claro, o Super Bowl.

Evê deixou a emissora norte-americana em fevereiro deste ano depois de 15 anos e agora trabalha no Grupo Globo. Com o posto de principal voz da NFL na ESPN vago, muitos fãs imaginavam que Rômulo Mendonça, titular nas transmissões da NBA, assumisse o lugar do ex-companheiro de forma oficial.

Porém, não será exatamente assim. A ideia da direção da ESPN é realizar um rodízio com os outros narradores do canal nos jogos de maior apelo. Por ter grande experiência e agradar o público com seus bordões e brincadeiras, é natural que Rômulo narre a maioria destes duelos, mas não será uma rotina fixa.

O jogo de abertura da temporada entre Kansas City Chiefs e Houston Texans na última quinta-feira, por exemplo, teve Rômulo e Paulo na transmissão.

Com isso, os outros narradores do time ganharão espaço. Fernando Nardini, Ari Aguiar e Renan do Couto devem ganhar chance de trabalhar em jogos do horário nobre. Já Matheus Suman e Matheus Pinheiro, que reforçaram a equipe de narradores no ano passado, passarão a aparecer em jogos da principal liga com mais frequência.

No time de comentaristas, Paulo Antunes seguirá escalado para os jogos mais importantes, com Antony Curti, Paulo Mancha, Eduardo Zolin e Weinny Eirado completando a rodada.

Confira os jogos com transmissão na primeira rodada da temporada 2020 da NFL:

13 de setembro: 14h00 - Green Bay Packers X Minnesota Vikings - ESPN 2

13 de setembro: 14h00 - Cleveland Browns X Baltimore Ravens - ESPN

13 de setembro: 17h25 - Tampa Bay Buccaeers X New Orleans Saints - ESPN 2

13 de setembro: 17h25 - Arizona Cardinals X San Francisco 49ers - Fox Sports

13 de setembro: 21h30 - Dallas Cowboys X Los Angeles Rams - ESPN

14 de setembro: 20h15 - Pittsburgh Steelerss X New York Giants - ESPN

14 de setembro: 23h10 - Tennesse Titans X Denver Broncos - ESPN