Topo

Filho de Belfort é promessa do futebol americano e tem oferta universitária

David Belfort treina nos Estados Unidos e tenta seguir carreira como quarterback; Vitor Belfort assiste ao fundo - Reprodução
David Belfort treina nos Estados Unidos e tenta seguir carreira como quarterback; Vitor Belfort assiste ao fundo Imagem: Reprodução

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Davi é filho de Vitor Belfort e Joana Prado e atua como quarterback nos EUA
  • Aos 15 anos, conta com o auxílio de um time de treinadores, incluindo o pai
  • Apesar da idade, Davi recebeu uma oferta de bolsa integral da Arizona State University
  • O jovem ainda passará quatro anos no ensino médio e mais três na universidade

Apesar do sucesso da NFL no Brasil e do crescente número de fãs do futebol americano, o país ainda não tem um protagonista dentro de campo para aumentar o apelo do esporte da bola oval. Um jovem atleta de 15 anos chamado Davi Belfort pode mudar isso.

Davi é filho de Vitor Belfort e Joana Prado, joga na posição de quarterback, a mais importante do futebol americano, e é apontado como uma grande promessa para chegar à NFL nos próximos anos.

Davi está no ensino médio, joga na St. Thomas Aquinas —na Flórida— e precisa antes passar pelo futebol americano universitário para se colocar na disputa por uma vaga na NFL por meio do Draft. O caminho ainda é longo, mas ficou menos complicado no final de agosto.

Com Vitor ele trabalha as técnicas de boxe para criar mais força e força através da combinação e semelhanças de socos e arremessos
Chris Flores, técnico americano

O filho do lutador recebeu a primeira oferta de bolsa de estudos para atuar como jogador da Arizona State University. Geralmente os convites são feitos quando os prospectos são mais velhos, mas Davi tem mostrado talento e qualidade para defender uma das principais universidades dos Estados Unidos.

O Arizona State Sun Devils disputa uma das principais conferências do futebol americano universitário, a Pac-12, e viu dois jogadores serem escolhidos no Draft deste ano.

David Belfort - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Além de atuar no high school, Davi realiza treinos específicos para a posição e tem acompanhamento de um time de profissionais que o auxiliam na evolução do seu jogo e aprimoramento da técnica. Talentoso, o jovem brasileiro já foi apontado como um dos melhores da posição do estado da Flórida.

Um dos técnicos que acompanham a evolução de Davi é Chris Flores. O profissional trabalha em um centro de treinamentos que prepara atletas para o esporte de alto nível, a S.T.A.R.S. e conversou com o UOL Esporte para contar suas impressões sobre o filho de Belfort.

"Davi é uma grande promessa. Sua habilidade e fome pelo perfeccionismo ajudam. Ele é ótimo para se comunicar e pedir ajuda, bem como entender seu corpo e o que ele precisa e sente para consertar ou aprimorar sua habilidade como quarterback. Será empolgante para ele continuar a crescer dentro e fora do campo", disse Chris.

Chris vê em Davi características que o tornam um provável quarterback de elite, como liderança, boa comunicação com companheiros de time, confiança e habilidade. "Ele é um líder natural e confiante em si mesmo e em suas habilidades, mas torna as pessoas ao seu redor melhores. Então eu acho que é o que o torna diferente."

Ainda assim, o caminho para o jovem chegar à NFL é longo. Davi atuará os próximos quatro anos no ensino médio e depois jogará mais três anos, pelo menos, no futebol americano para tentar uma vaga na NFL. Assim, ele estará apto a tentar uma vaga na principal liga daqui sete anos, quando ele estiver com 22 anos.

Fã de futebol americano e amigo de algumas estrelas da liga, Vitor participa efetivamente da preparação do filho. Chris ainda aponta o apoio de Vitor e Joana como um diferencial para ele seguir a carreira no esporte. A concorrência por uma bolsa de estudos nas universidades é muito acirrada e entrar na NFL é um grande desafio, ainda mais na posição de quarterback.

"A família deles é o que é verdadeiramente especial. Vitor não é apenas um homem incrível, mas um pai e líder incrível. Ele é um ótimo exemplo para os pais nos esportes sobre como apoiar e fazer parte da vida do seu filho e estar lá para eles, não forçá-los. É muito especial. Mas toda a família é motivada e conectada. Ele terá sucesso por causa de sua família e da maneira como eles se apoiam. Isso tudo começa com o Vitor e como ele ama a família", finalizou.