Topo

Torcida vaia ação contra o racismo no jogo de abertura da temporada da NFL

Jogadores dos Chiefs fazem ato pedindo igualdade racial na NFL - JAMIE SQUIRE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Jogadores dos Chiefs fazem ato pedindo igualdade racial na NFL Imagem: JAMIE SQUIRE / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 09h42

Os torcedores que puderam comparecer ontem ao Arrowhead Stadium para a abertura da NFL vaiaram uma ação contra o racismo feita por jogadores do Kansas City Chiefs e Houston Texans.

A situação aconteceu pouco antes do início do jogo. Atletas e comissões técnicas de ambos os times se juntaram no gramado e entrelaçaram o braço pedindo união e igualdade racial. Enquanto isso, o telão do estádio exibiu mensagens como: "Nós apoiamos a igualdade", "Nós temos que acabar com o racismo", "Nós acreditamos em justiça para todos", e "Todos devemos que acabar com a brutalidade policial".

Assim que o ato começou, os torcedores dos Chiefs vaiaram jogadores e comissões técnicas.

"Um momento de união que pessoalmente pensei que foi bom. As vaias foram lamentáveis naquele momento", disse o astro dos Texans J.J. Watt. "Não entendo bem isso. Não havia bandeira envolvida, não havia nada envolvido nisso além de duas equipes se unindo para mostrar igualdade."

A cerimônia de abertura da liga também teve outros protestos por parte dos atletas. O Houston Texans, por exemplo, só deixou o vestiário após o hino nacional. Já o linebacker dos Chiefs Alex Okafor se ajoelhou e levantou um dos braços com o punho fechado.

Em campo, o Kansas City Chiefs fez valer o posto de atual campeão e venceu por 34 a 20.