Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Roger Federer anuncia aposentadoria

Colunista do UOL

15/09/2022 10h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Roger Federer anunciou, nesta quinta-feira, que a Laver Cup, de 23 a 25 de setembro, será seu último evento oficial. Em texto publicado em suas redes sociais, o suíço lembrou das lesões que sofreu nos últimos três anos e admitiu que seu corpo, aos 41 anos, não é mais capaz de competir no nível que ele gostaria. Federer declarou ainda que voltará a jogar tênis, mas não em torneios do Grand Slam ou em eventos oficiais da ATP.

"Como muitos de vocês sabem, os últimos três anos me apresentaram desafios na forma de lesões e cirurgias. Trabalhei duro para voltar à minha plena forma competitiva, mas também sei das capacidades e dos limites do meu corpo, e sua mensagem para recentemente tem sido clara. Tenho 41 anos. Já disputei mais de 1.500 partidas ao longo de 24 anos. O tênis foi mais generoso comigo do que eu poderia ter sonhado, e agora devo reconhecer a hora de encerrar minha carreira competitiva."

Federer disse ainda que vai sentir falta de tudo que o circuito lhe deu, mas "ao mesmo tempo, há muito a comemorar. Eu me considero uma das pessoas mais sortudas da Terra. Recebi um talento especial para jogar tênis, e o fiz em um nível que eu nunca imaginei por muito mais tempo do que pensei que seria possível."

A Laver Cup, evento organizado pela promotora de Federer, coloca frente a frente um time formado por tenistas europeus contra atletas do resto do mundo. Nesta ano, em Londres, o Time Europa terá Federer, Djokovic, Nadal e Murray, que estarão juntos pela primeira vez na história do evento, além de Tsitsipas, Ruud e mais um jogador a ser confirmado. O Time Mundo terá Auger-Aliassime, Fritz, Schwartzman, De Minaur, Tiafoe, Sock e mais um atleta.

Apenas seis torneios em dois anos e meio

A última lesão no joelho direito de Federer apareceu depois do Australian Open de 2020. Ele passou por uma artroscopia em fevereiro daquele ano e só voltou a competir oficialmente em março de 2021, no ATP de Doha. Depois disso, o suíço fez uma pausa até maio, quando jogou o ATP de Genebra, em seu país, e perdeu na primeira rodada para o espanhol Pablo Andújar. Duas semanas depois, em Roland Garros, Federer avançou até as oitavas de final, mas se mostrou longe da forma física ideal.

Ainda assim, Roger tentou competir na temporada de grama. No ATP 500 de Halle, perdeu na segunda rodada jogando muito mal diante do canadense Félix Auger-Aliassime. Em Wimbledon, depois de um susto na primeira rodada (venceu quando o francês Adrian Mannarino sofreu uma lesão e abandonou antes do quinto set), Federer foi até as quartas e perdeu para o polonês Hubert Hurkacz.

Depois disso, passou por uma nova cirurgia em agosto de 2021. A intenção era voltar às quadras em 2022, e Federer chegou a confirmar sua participação na Laver Cup e, depois, no ATP 500 da Basileia, no fim de outubro. Agora, com o anúncio de que a Laver será seu último evento, o suíço deve "apenas" comparecer para receber uma homenagem no torneio de seu país.

.