Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Haddad Maia e Danilina são eliminadas nas oitavas do US Open

USTA
Imagem: USTA

Colunista do UOL

04/09/2022 17h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi a terceira vez na temporada que Bia Haddad Maia encontrou pela frente a americana Nicole Melichar-Martínez (número 17 do mundo nas duplas) e a australiana Ellen Perez (#26 na modalidade), e foi a terceira derrota da brasileira. Neste domingo, valendo uma vaga nas quartas de final do US Open, Bia e sua parceira, a cazaque Anna Danilina (#19 nas duplas), tiveram poucas chances e acabaram eliminadas por 6/3 e 6/3.

Além de uma vaga nas quartas de final, o confronto deste domingo era importante porque as duas duplas brigam por uma vaga no WTA Finals, o torneio de fim de ano que é disputado pelas oito melhores parcerias da temporada. Atualmente, Haddad Maia e Danilina ocupam o oitavo posto, mas, depois de sua eliminação em Nova York, brasileira e cazaque podem ser ultrapassadas até por duas outras duplas - inclusive Melichar Martínez e Perez, que começaram o US Open em 11º lugar no ranking das melhores parcerias da temporada.

A derrota também tem gosto amargo para a brasileira porque foi a terceira vez que ela acabou eliminada de um torneio grande nas mãos de Melichar e Perez. Em Wimbledon, atuando ao lado ma polonesa Magdalena Frech, Bia perdeu para americana e australiana nas oitavas de final por 6/1 e 6/1. Mais tarde, em agosto, Bia reencontrou Melichar e Martinez no WTA 1000 de Toronto, também nas oitavas de final. Ao lado da tcheca Barbora Krejcikova, a brasileira foi superada outra vez: 6/1, 6/2 e 10/7.

Como aconteceu

A partida começou difícil para Haddad Maia e Danilina. Logo no quarto game, a cazaque teve problemas em seu game de serviço e, diante de um break point, a brasileira errou um voleio fácil. Em seguida, foi Perez que sofreu com o saque. A australiana abriu o game com uma dupla falta e logo viu o placar ficar em 0/40. No entanto, com bons pontos do fundo de quadra e uma participação essencial de Melichar na rede, a parceria salvou quatro break points e confirmou para abrir 4/1. A história se repetiu no fim do set, mas sem quebras. Primeiro, Danilina sacou para salvar dois set points. Depois, com 5/3 no placar, Perez encarou um break point, mas Danilina arriscou uma devolução e mandou na rede. Alguns pontos depois, Melichar e Perez fecharam a parcial em 6/3.

O segundo set foi mais equilibrado e foi até o sétimo game sem quebras. Danilina, então, teve de sacar em 15/40 após duas bolas vencidas por Melichar e Perez junto à rede. Logo na primeira chance, Melichar encaixou uma devolução vencedora que passou entre Haddad Maia e sua parceira. O ponto deixou americana e australiana com uma quebra de frente e 4/3 no placar. Brasileira e cazaque ainda ameaçaram o saque de Melichar logo na sequência, mas a americana saiu de 0/30 jogando um belo tênis. Foi a última chance de Haddad Maia e Danilina.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.