Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

BJK Cup: Carol Meligeni não resiste, e Alemanha bate o Brasil em São Paulo

Sem poder contar com a número 2 do país, Laura Pigossi, que saiu de quadra com cãibras na noite de sexta-feira, o capitão brasileiro, Luiz Peniza, recorreu a Carol Meligeni (#345 do ranking) para tentar manter o país vivo no confronto com a Alemanha pela Billie Jean King Cup. A sobrinha de Fernando Meligeni ainda fez uma ótima apresentação e, pela primeira vez na carreira, venceu um set contra uma top 100, mas, no fim, a germânica Laura Siegemund (#85) fez prevalecer sua superioridade técnica e triunfou por 6/1, 2/6 e 6/3.

O resultado definiu o confronto em 3 a 1 para a Alemanha, que avança para disputar a fase final da BJK Cup. O time europeu já havia terminado a sexta-feira com boa vantagem, após Laura Siegemund derrotar Bia Haddad e Tatjana Maria superar Laura Pigossi. Neste sábado, Bia Haddad Maia (#13 do mundo) diminuiu a desvantagem brasileira ao derrotar Anna-Lena Friedsam (#189), mas o revés de Carol encerrou as chances da equipe verde e amarela.

Os momentos-chave

Depois de um começo nervoso, com seguidos erros, Carol esboçou uma reação ao quebrar o saque de Siegemund no quarto game, diminuindo a vantagem da alemã para 3/1. Em seguida, porém, Siegemund se impôs indo ao ataque, anotando winners e quebrando Carol para fazer 4/1. Depois disso, a europeia não abriu portas para uma reação e fechou o set em 6/1.

No segundo set, a brasileira encontrou uma maneira de ser eficiente contra Siegemund. Jogando com bolas altes de forehand e slices de backhand, Carol optou por não correr riscos e reduziu seus erros. A alemã aceitou o papel de ser a tenista mais agressiva e passou a errar mais. Assim, a campineira acordou uma torcida que andava murcha, abriu 5/2 e, após salvar um break point no oitavo game, fechou a parcial em 6/2 após outro erro de Siegemund.

Na parcial decisiva, contudo, a alemã voltou a elevar seu nível de tênis após voltar de uma pausa para ir ao banheiro. Siegemund continuou agredindo, anotou quebrou o primeiro game de serviço da brasileira e logo abriu 3/0.

Carol lutou, conseguiu devolver a quebra, mas teve uma dose de azar quando sacava em 3/4 e 30/30. Uma bola de Siegemund tocou na fita e morreu junto à rede, dando um break point à alemã. Na sequência, um erro da brasileira finalizou o game, deixando a visitante com 5/3 no placar. Siegemund, então, confirmou o saque e fechou o confronto.


Em números

Até o jogo deste sábado, Carol Meligeni havia enfrentado adversárias top 100 apenas seis vezes na carreira e não havia vencido um set sequer contra rivais desse nível.

Continua após a publicidade

Carol teve quatro games de serviço no primeiro set, mas foi quebrada em todas oportunidades. No segundo set, cedeu apenas três break points e perdeu apenas um game de serviço.

Siegemund anotou 34 winners contra apenas nove de Meligeni. A alemã errou mais (39 a 24 em erros não forçados), mas também provocou mais erros da brasileira (23 a 16).

O que estava em jogo

Com a vitória, a Alemanha conquista uma vaga na fase final da Billie Jean King Cup. O time de Bia Haddad e cia. tentava colocar o Brasil pela primeira vez desde 1982 entre as 12 primeiras colocadas da divisão principal do tênis feminino mundial.

A derrota significa que o Brasil voltará a competir em novembro, na fase de Play-Offs, quando precisará triunfar para continuar na divisão de elite da BJK Cup. Em caso de nova derrota, o país cairá para o Grupo I, uma divisão secundária e zonal, disputada apenas entre times de seus continentes.

.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes