Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Soberano, Djokovic supera compatriota e volta às oitavas em Wimbledon

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

01/07/2022 13h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Novak Djokovic fez mais uma apresentação soberba na Quadra Central de Wimbledon. Diante do compatriota sérvio Miomir Kecmanovic (22 anos, #30 do mundo), o hexacampeão do torneio atropelou no primeiro set, foi implacável no segundo e preciso no terceiro. Por 6/0, 6/3 e 6/4, o atual número 3 do mundo avançou mais uma vez às oitavas de final em Wimbledon.

Será sua 14ª participação na quarta rodada no All England Club, e Djokovic terá pela frente Tim Van Rijthoven, #104 do mundo aos 25 anos. O holandês é uma das sensações da temporada de grama em 2022. Convidado para o ATP 250 de 's-Hertogenbosch, em seu país, quando era apenas o #205 do ranking, Van Rijthoven surpreendeu e superou os três principais cabeças de chave do torneio: Taylor Fritz, Félix Auger-Aliassime e Daniil Medvedev. Ao levantar o troféu, conquistou também um convite para estar na chave principal de Wimbledon.

A parte mais curiosa do currículo de Van Rijthoven é que até o evento holandês, ele jamais havia disputado uma chave principal em nível ATP. Portanto, após sagra-se campeão em 's-Hertogenbosch e avançar três rodadas em Wimbledon, ele alcança as oitavas de um slam estando invicto - na carreira! - em partidas disputadas em nível ATP. São oito vitórias e nenhum revés.

Djokovic em números

Com o triunfo de hoje, Djokovic agora soma 24 vitórias seguidas na grama, igualando-se ao australiano Rod Laver na terceira posição entre as maiores sequências da Era Aberta (a partir de 1968) no piso. Acima deles estão Roger Federer (65) e Bjorn Borg (41).

Foi apenas a terceira vez que dois sérvios se enfrentaram em Wimbledon na Era Aberta. Os dois jogos anteriores foram entre Djokovic e Viktor Troicki (2012) e Troicki e Janko Tipsarevic (2013).

Djokovic venceu todas quatro partidas que fez contra sérvios em slams. Contando os outros torneios, seu histórico diante de compatriotas é de 27 vitórias e quatro derrotas. Ele venceu os últimos 11 confrontos e não perde desde Madri/2012, quando foi superado por Tipsarevic nas quartas de final.

É a 14ª vez que Djokovic alcança as oitavas de final em Wimbledon. Apenas Roger Federer (18) e Jimmy Connors (16) estiveram mais vezes na quarta rodada no All England Club.

É a 55ª vez que Djokovic alcança as oitavas em torneios do Grand Slam. Na Era Aberta, apenas Roger Federer (69) supera o sérvio neste quesito.

Djokovic agora tem 330 vitórias em torneios do Grand Slam. Na história do tênis, apenas Roger Federer (369) tem mais.

Como aconteceu

Kecmanovic deu um empurrãozinho para a vantagem do compatriota em seu primeiro de serviço, cometendo quatro erros não forçados - inclusive uma dupla falta - e permitindo que Djokovic rapidamente abrisse 2/0. Foi a única ajuda que o veterano precisou. Sacando bem e novamente sólido do fundo de quadra, Nole saiu de 0/40 no terceiro game e dominou as ações desde então até fechar a parcial em 6/0.

A melhor devolução do planeta mais uma vez se fez presente. Kecmanovic encaixou 74% dos primeiros serviços, mas venceu apenas 36% dos pontos com ele. Miomir só confirmou um saque quando o segundo set começou e, depois que isso aconteceu, a partida ganhou em emoção e (algum) equilíbrio. Djokovic continuava sendo o mais sólido em quadra, mas Kecmanovic lutava e brilhava salvando break points (um no segundo game e dois no sexto). No oitavo, porém, o desafiante bobeou. Primeiro, cedeu um break point ao não conseguir matar um ponto junto à rede. Depois, mandou uma direita para fora com Djokovic caído no chão. Nole fez 5/3, confirmou seu saque mais uma vez e abriu 2 sets a 0.

No terceiro set, a primeira veio no terceiro game. Sem conseguir ganhar pontos com frequência do fundo da quadra, Kecmanovic tentava subir à rede e pressionar o veterano, mas nem sempre tinha sucesso. Foi assim que Djokovic converteu um break point: com um lob indefensável que deixou Miomir sem ação. Quando, no sexto game, Kecmanovic mandou uma direita longa no 30/40, Nole abriu 5/2. Veio aí o único vacilo da jornada. Após abrir 30/15, Djokovic errou três bolas seguidas e cedeu sua primeira e única quebra do dia. Pouco depois, Miomir saiu de 0/30 e confirmou seu saque. No entanto, com 5/4 no placar, Djokovic não bobeou outra vez.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.